Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Luciana Augusta Ribeiro do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219584
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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Em vista disso, buscar recursos por meio de pesquisas com os jogos digitais disponíveis gratuitamente na internet, tanto nas plataformas desktop como em dispositivos móveis, pode se constituir como alternativa de apoio ao processo de alfabetização. A fundamentação teórica delimitou conceitos com abordagem cognitivista em diversas áreas do conhecimento, como linguística, psicologia cognitiva, psicolinguística e fonoaudiologia para compreender o aprendizado dos estudantes e seu impacto em relação ao processo de alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi a avaliação do emprego dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização dos estudantes com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos consistiram no mapeamento dos estudos por meio de revisão sistemática de literatura, em relação ao uso de jogos digitais e aplicativos que desenvolvem a consciência fonológica no processo de alfabetização; no desenvolvimento de um instrumento para avaliação dos jogos digitais; na seleção e avaliação dos jogos digitais e aplicativos disponíveis na web, gratuitamente; e na investigação dos efeitos do uso dos jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização dos estudantes que apresentam dificuldades escolares. A metodologia de pesquisa utilizada foi quase-experimental, com abordagens quantitativa e qualitativa. Participaram desta pesquisa 14 estudantes com dificuldades escolares, matriculados no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Florianópolis. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS) e do Teste de Desempenho Escolar (TDE), e foi aplicado questionário com as professoras para o registro de observação. A intervenção ocorreu no período de dois meses, com total de 12 horas. Os estudantes foram acompanhados por meio do protocolo de observação como participante, que registrou seus comportamentos durante a intervenção. Também foi aplicado um questionário sobre os estudantes que foi respondido pelas professoras. As informações coletadas foram organizadas e sistematizadas, demonstrando que o uso dos jogos digitais na escola contribuiu no processo de alfabetização dos estudantes. As principais evidências encontradas foram a pontuação dos testes do grupo experimental mais expressiva em relação ao grupo controle; a melhora quanto à hipótese do nível de escrita dos estudantes; e a correlação do desempenho nos testes utilizados com a observação das professoras. Conclui-se que o uso dos jogos digitais contribuiu para a compreensão do sistema de escrita alfabética pelos estudantes com dificuldades escolares.Abstract: This research investigates the contributions of the use of digital games for the development of phonological awareness with students who presented difficulties in understanding the nature of the alphabetical writing system. The relevance of this study is related to the pressing need to seek educational resources in the literacy process, given that statistics of the Brazilian population demonstrate low performance in proficient reading. Regarding this, seeking resources through research with digital games available for free on the internet, both on desktop platforms and on mobile devices can constitute alternatives to support the literacy process. The theoretical foundation delimited concepts with a cognitive approach in several areas of knowledge such as linguistics, cognitive psychology, psycholinguistics and speech therapy in order to understand the students' learning and its impact in relation to the literacy process. The general objective of the research was to evaluate the use of digital games in the development of phonological awareness for the literacy of students that presented difficulties in the teaching-learning process. Thus, the specific objectives consisted in mapping studies through systematic literature review in relation to the use of digital games and applications that develop phonological awareness in the literacy process; in the development of an instrument for the evaluation of digital games; in the selection and evaluation of digital games and applications available on the web for free; in the investigation of the effects of the use of digital games for the development of phonological awareness for the literacy of students who present school difficulties. The research methodology used was quasi-experimental with quantitative and qualitative approaches. The research had the participation of 14 students with school difficulties, enrolled in the third and fourth year of elementary school at two schools in the Municipal Network of Florianópolis. Data collection occurred through the application of tests - School Performance Test II (TDE II) and Phonological Awareness: Sequential Assessment Instrument (CONFIAS), and was formulated as a questionnaire with teachers for the observation registries. The intervention took place over a period of two months, with a total of 12 hours. The students were followed through the observation protocol as a participant who registered their behavior during the intervention. There was also a questionnaire about the students that was answered by the teachers. The collected information was organized and systematized, showing that the use of digital games at school contributed to the students' literacy process. The main evidences found were: most expressive test scores of the experimental group in relation to the control group; the improvement in relation to the hypothesis of the students' writing level; the correlation of the performance in the used tests with what was observed by the teachers. It is concluded then that the use of digital games contributed to the understanding of the alphabetical writing system by students with school difficulties.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaPrado, Luciana Augusta Ribeiro do2021-01-14T18:12:41Z2021-01-14T18:12:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., gráfs.application/pdf370979https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219584porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:12:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219584Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:12:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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