Relação com o saber nos cursos de Engenharia do IFSC/Campus Florianópolis: caminhos da evasão e permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Neto, Jose de Pinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253990
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
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spelling Relação com o saber nos cursos de Engenharia do IFSC/Campus Florianópolis: caminhos da evasão e permanênciaEducação científica e tecnológicaEngenhariaEvasão universitáriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.A evasão universitária no Brasil é um problema cada vez mais evidente, que se tem agendado delicado e polêmico e atinge o Ensino Superior Brasileiro, sendo objeto de análise deste trabalho, em específico nos cursos de Engenharia do IFSC ? Câmpus Florianópolis. A evasão, de maneira geral, é descrita pelo abandono do aluno às atividades acadêmicas. Assim como os prejuízos para a sociedade, com os custos de investimentos, as perdas financeiras de cada estudante evadido são enormes, e tudo isso acaba repercutindo no desenvolvimento do país. Diminuir os índices de evasão e aumentar os de permanência e sucesso são objetivos de qualquer instituição de ensino comprometida e responsável. Pesquisas realizadas no Brasil, sobre evasão no ensino superior, convergem sobre três pilares: o relacionado ao indivíduo, ao social e ao conhecimento, seja ele prévio ou adquirido ao longo do curso. Além de se sobreporem, mesmo que parcialmente, permeando entre si, estes três pilares são relatados e comentados, mesmo que indiretamente, em vários trabalhos, por meio das relações do aluno com seus familiares, professores, colegas, instituição, com as disciplinas e colegas mesmo. Dentro desta perspectiva dos fatores que levam à evasão, a teoria de Bernard Charlot é apresentada frutífera, pois ela fornece subsídios teóricos nos elementos da Teoria da Relação com o Saber por meio das suas três dimensões (epistêmica, identitária e social), e permite a discussão e análise da evasão pelas relações impostas pelo indivíduo, neste caso específico, pelo aluno com seu entorno. O IFSC ? Câmpus Florianópolis implementou, em 2013, quatro cursos de Engenharia, tendo como uma de suas preocupações não repetir os índices de evasão de outras instituições, mas, infelizmente, não fugiu à regra, repetindo os mesmos problemas de outras instituições. A Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot é de grande valor, contribuindo com esta investigação. O grande potencial desta teoria, principalmente, no sentido de compreender as relações que os formandos em Engenharia do IFSC constroem com os saberes, com os professores, com os colegas e com o IFSC, possibilita fazer uma reflexão e compreensão sobre pontos tocantes à evasão nos cursos de Engenharia. Para tal, direcionou-se a pesquisa de forma a investigar dois públicos distintos: os alunos que evadiram do curso, no período de 2013 a 2018 (ano em que as primeiras turmas se formaram), e os alunos ingressantes de 2019-2. Foram confeccionados instrumentos diferentes para cada um dos públicos ? no caso dos ingressantes foram feitas entrevistas de acompanhamento. Para análise das respostas dos questionários, foi adotado o método de análise textual discursiva ? ATD. Desta análise, observou-se que a tomada de decisão dos alunos em evadir ou permanecer no curso está intimamente relacionada com fragilidades, em uma ou mais dimensões da relação com o saber. Tais fragilidades não permitem desenvolver vínculos de pertencimento no universo acadêmico. Segundo Charlot, é como se esses estudantes nunca tivessem ?entrado? de fato na instituição de ensino. O objetivo deste trabalho é investigar como as relações que os alunos dos cursos de Engenharia do IFSC ? Câmpus Florianópolis estabelecem com a família, instituição, professores, colegas e conteúdos e, com isso, obter subsídios que permitam refletir e compreender melhor a dinâmica do personalidade da evasão neste Câmpus.Abstract: University dropout in Brazil is an increasingly evident problem, which has proven to be delicate and controversial and affects Brazilian Higher Education, being the object of analysis in this work, specifically in Engineering courses at IFSC ? Câmpus Florianópolis. Dropout, in general, is characterized by the student abandoning academic activities. Just like the losses to society, with investment costs, the financial losses of each student who dropped out are enormous, and all of this ends up having an impact on the country's development. Reducing dropout rates and increasing retention and success rates are objectives of any committed and responsible educational institution. Research carried out in Brazil, on evasion in higher education, converges on three pillars: that related to the individual, the social and knowledge, whether prior or acquired throughout the course. In addition to overlapping, even partially, permeating each other, these three pillars are cited and commented on, even indirectly, in several works, through the student's relationships with their family, teachers, colleagues, institution, with the subjects and with themselves. same. Within this perspective of the factors that lead to evasion, Bernard Charlot's theory proved to be fruitful, as it provides theoretical support in the elements of the Theory of Relationship with Knowledge through its three dimensions (epistemic, identity and social), and allows the discussion and analysis of evasion through the relationships established by the individual, in this specific case, by the student, with their surroundings. The IFSC ? Câmpus Florianópolis implemented, in 2013, four Engineering courses, with one of its concerns not repeating the dropout rates of other institutions, but, unfortunately, it did not deviate from the rule, repeating the same problems as other institutions. Bernard Charlot's Theory of the Relationship with Knowledge is of great value, contributing to this investigation. The great potential of this theory, mainly in terms of understanding the relationships that IFSC Engineering graduates build with knowledge, with teachers, with colleagues and with the IFSC, makes it possible to reflect and understand points regarding evasion in Engineering courses. To this end, the research was directed to investigate two distinct audiences: students who dropped out of the course, in the period from 2013 to 2018 (the year in which the first classes graduated), and students entering from 2019-2. Different instruments were created for each audience ? in the case of newcomers, follow-up interviews were carried out. To analyze the responses to the questionnaires, the discursive textual analysis method ? ATD ? was adopted. From this analysis, it was observed that students' decision-making to drop out or stay on the course is closely related to weaknesses, in one or more dimensions of the relationship with knowledge. Such weaknesses do not allow developing bonds of belonging in the academic universe. According to Charlot, it is as if these students had never actually ?entered? the educational institution. The objective of this work is to investigate the relationships that students of Engineering courses at IFSC ? Câmpus Florianópolis establish with their family, institution, teachers, colleagues and content and, with this, obtain subsidies that allow them to reflect and better understand the dynamics of the phenomenon of evasion on this Campus.Custódio Filho, José FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves Neto, Jose de Pinho2024-01-12T23:24:35Z2024-01-12T23:24:35Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis219 p.| tabs.application/pdf385741https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253990porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T23:24:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-12T23:24:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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