Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78903 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_a8c8ffdfc2325eeeffc07b4d2d9119da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78903 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 /Educação especialEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Esta dissertação trata da política educacional, nos anos 90, especificamente direcionada à Educação Especial. Baseia-se na análise de documentos oficiais, produzidos nessa década, que buscou apreender as determinações relativas â área, mais particularmente à política de integrarão dos portadores de necessidades especiais. A análise de documentos internacionais, nacionais e estaduais que organizam e difundem tal projeto, possibilitou captar alguns de seus conceitos constitutivos, como cidadania, consenso, qualificação profissional, gestão educacional, entre outros. Esta reforma ancora-se na necessidade de formar pessoas para responder às exigências do mercado mundializado do capitalismo financeiro, exigindo compreender conceitos como neoliberalismo e globalização. Na Educação Especial, a proposta reformista indica a integração dos portadores de necessidades especiais como solução de seus problemas, dando continuidade a políticas assistencialistas e consolidando a ambigüidade nesta modalidade de ensino. A pesquisa desenvolvida permite concluir que a Educação Especial está incluída na reforma educacional dos anos 90, entretanto sobrevive nela o desígnio da exclusão. Na verdade, ela possui forte caráter segregador em relação aos portadores de necessidades especiais.Florianópolis, SCEvangelista, OlindaBueno, Jose Geraldo SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMichels, Maria Helena2012-10-17T20:41:13Z2012-10-17T20:41:13Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 f.| grafs., tabs.application/pdf170911http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78903porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:13:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:13:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
title |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
spellingShingle |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / Michels, Maria Helena Educação especial Educação e Estado |
title_short |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
title_full |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
title_fullStr |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
title_full_unstemmed |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
title_sort |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 / |
author |
Michels, Maria Helena |
author_facet |
Michels, Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Evangelista, Olinda Bueno, Jose Geraldo Silveira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação e Estado |
topic |
Educação especial Educação e Estado |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T20:41:13Z 2012-10-17T20:41:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
170911 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78903 |
identifier_str_mv |
170911 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652152425414656 |