Verificação de modelos empíricos para estimativa de coeficientes de forma de embarcações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188161 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Verificação de modelos empíricos para estimativa de coeficientes de forma de embarcaçõesProjeto conceitualCoeficientes de formaNavios deslocantesModelos empíricosEmbarcações semelhantesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.A elaboração de um procedimento eficiente é de extrema importância em todas as etapas da construção de um navio, essencialmente na fase de projeto, visto que é nesta etapa que todas as considerações e ajustes são realizados. Tendo em vista a complexidade de se projetar uma embarcação e as diversas iterações que são executadas no decorrer do projeto, é indiscutível que o tempo e os gastos referentes às modificações influenciam no projeto final. Sendo assim, verificar se as formulações empíricas, nas quais os coeficientes de forma das embarcações são baseadas na fase inicial, garantem precisão e são eficientes ao serem utilizadas para diversos tipos de navios, é altamente relevante para assegurar um bom resultado final. Paradoxalmente, poucos são os estudos recentes que visam verificar ou revisar tais modelos empíricos, desenvolvidos, eventualmente, há mais de 100 anos. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho consiste na análise da eficácia dessas formulações, verificando a confiabilidade desses modelos. O estudo abordou diversos métodos para a estimativa de diferentes características de embarcações deslocantes, comparando tais resultados com aqueles obtidos na análise numérica realizada a partir do modelo tridimensional do casco. Além disso, é importante considerar que esses resultados foram obtidos a partir de uma pequena amostra de cascos, cujo desempenho pode ser afetado por características particulares presentes nas embarcações analisadas. Os resultados demonstraram que a utilização desses modelos, ainda hoje, é uma estratégia importante a ser utilizada nas fases iniciais de projeto, com raras exceções, desde que as indicações dos modelos sejam atendidas, oferecem respostas bastante precisas.Joinville, SCTancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Samantha Borgmann da2018-07-12T18:10:23Z2018-07-12T18:10:23Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis115 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188161porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-12T18:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188161Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-12T18:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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