Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chame, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130352
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
id UFSC_ac6462e407aced73f8ff131656bbd82e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130352
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas EmpíricasProjeto ConceitualEmbarcações MercantesOtimizaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O presente trabalho desenvolve um modelo de otimização do casco utilizando o software Excel e a ferramenta Solver. Esse modelo é multiobjetivo e busca minimizar a potência do motor e maximizar a carga transportada a partir da variação das dimensões principais e dos atributos do hélice. Também é proposto um modelo de síntese baseado no Método da Raiz Cúbica, utilizando o software MatLab, a ser empregado na fase conceitual do projeto de embarcações mercantes do tipo bulk carriers, tanque, porta contêiner e navio de cruzeiro. Esse procedimento irá utilizar dados de embarcações semelhantes que compõem o banco de dados construído para este trabalho. Como resultado do modelo de otimização, um modelo paramétrico é proposto. Esse propõe equações que podem ser empregadas para determinar as dimensões principais e o coeficiente de bloco de um navio em função do tipo, bulk carrier, tanque ou porta contêiner, da velocidade de serviço e da capacidade de carga. A metodologia proposta no trabalho foi aplicada em estudos de caso, cuja análise permitiu apresentar uma discussão sobre o modelo e avaliar a adequação para exemplos reais.This work develops a hull optimization model using Excel software and the Solver tool. This model is multi-objective and seeks to minimize engine power and maximize cargo transported from the variation of the main dimensions and propeller attributes. It is also proposed a synthesis model based on the Method of Cubic Root using the MatLab software, to be employed in the conceptual phase of the bulk, tank, container carrier and cruise ship merchant vessels’ projects. This procedure will use data from similar vessels that compose the database built for this work. As result of the optimization model, a parametric model is proposed. This proposes equations that can be employed to determine the ship’s key dimensions and block’s coefficient as a function of the type bulk carrier, tank, or container carrier, of the service speed and load capacity. The proposed methodology was applied on case studies, whose analysis allowed to present a discussion about the model and evaluate the suitability for real-world examples.Tancredi, ThiagoUniversidade Federal de Santa CatarinaChame, Maria Eduarda2015-03-06T13:10:38Z2015-03-06T13:10:38Z2015-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130352porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-06T13:10:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130352Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-06T13:10:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
title Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
spellingShingle Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
Chame, Maria Eduarda
Projeto Conceitual
Embarcações Mercantes
Otimização
title_short Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
title_full Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
title_fullStr Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
title_full_unstemmed Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
title_sort Projeto Conceitual Otimizado de Embarcações Utilizando Fórmulas Empíricas
author Chame, Maria Eduarda
author_facet Chame, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tancredi, Thiago
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Chame, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Conceitual
Embarcações Mercantes
Otimização
topic Projeto Conceitual
Embarcações Mercantes
Otimização
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-06T13:10:38Z
2015-03-06T13:10:38Z
2015-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130352
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652300461277184