Os transgênicos na visão de professores e alunos do curso de Agronomia do IFNMG Campus Januária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Alexandre de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169335
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015
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spelling Os transgênicos na visão de professores e alunos do curso de Agronomia do IFNMG Campus JanuáriaSociologia politicaAlimentos geneticamente modificadosPlantas transgênicasAlimentosBiotecnologiaAgronomiaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015O cultivo e a comercialização de transgênicos destinados a alimentação humana e animal nas últimas décadas tem sido assunto de grande relevância no cenário alimentar. A utilização dessas biotecnologias tem gerado muitas controvérsias nos ambientes político e acadêmico e uma extensa discussão de seus possíveis impactos na saúde, no meio ambiente e na economia deveria ser realizada, envolvendo a sociedade, a comunidade acadêmica e as diversas instâncias de governo. Entretanto, a divulgação de dados e informações a respeito desta temática não tem se verificado no Brasil com a amplitude desejável e importantes decisões têm sido tomadas, na prática, à revelia ou com o total desconhecimento da maior parte da população brasileira. Nesse contexto, essa pesquisa se propôs a estudar os transgênicos e as discussões que o permeiam no ambiente acadêmico, especificamente, no curso de agronomia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG Campus Januária. Pretendeu-se com a pesquisa responder a seguinte questão: como os alunos e professores do curso de bacharelado em agronomia do IFNMG, Campus Januária posicionam-se em relação aos riscos, controvérsias e incertezas do desenvolvimento de sementes e a produção de alimentos transgênicos? Para tanto, buscou responder as seguintes questões que desdobraram da questão central: o curso de agronomia pesquisado aborda o tema dos transgênicos? Como isso ocorre? Os alunos e professores do curso de agronomia pesquisado se interessam pelo temática dos transgênicos? Qual a relevância que eles atribuem ao tema? Os alunos e professores pesquisados reconhecem ou não os alimentos transgênicos enquanto propensos a riscos à saúde e ao meio ambiente? Os alunos e professores pesquisados veem nos alimentos transgênicos a solução para problemas como a fome e a desnutrição no mundo? O curso, os alunos e os professores pesquisados reconhecem formas alternativas de agricultura ou modelos de produção agrícola que poderiam ser adotados em lugar daqueles de orientação transgênica? Para responder estas questões foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa que teve como alvo os professores e alunos do curso de agronomia do IFNMG Campus Januária. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a análise documental. Pode-se perceber com a realização dessa pesquisa que as questões que envolvem os transgênicos ainda geram grandes dúvidas e expectativas entre professores e alunos do curso estudado. De forma geral, os professores e alunos demonstraram insegurança quanto os riscos e benefícios atribuídos aos transgênicos, especialmente aqueles destinados ao consumo humano. Além disso, percebeu-se que há um descompasso entre a proposta de formação do curso de agronomia e o anseio dos alunos com relação aos temas controversos apresentados na pesquisa. Ficou evidenciado que para professores e alunos o curso deveria aprofundar os debates com relação a esses temas. Os resultados da pesquisa contribuíram ainda para um maior entendimento da percepção que os professores e alunos do curso de agronomia do IFNMG Campus Januária tem sobre o cultivo, comercialização e consumo de transgênicos no Brasil, além de evidenciar como o tema dos transgênicos é abordado no curso de agronomia e as discussões a respeito da formação do agrônomo na atualidade. <br>Abstract : Cultivate and trade of GMOs intended for food and feed in recent decades has been the subject of great relevance in the food scenario. The use of biotechnology has created much controversy in the political and academic environments and an extensive discussion of their possible impacts on health, the environment and the economy should be involving society, the academic community and the various instances of Government. However, the disclosure of data and information on this issue has not verified in Brazil with the extent desirable and important decisions have taken, in practice, by default or with the total unknown of the majority of the Brazilian population. In this context, this research proposed to study the GMOs and the relation in the academic environment, specifically, in the Agronomy course of Federal Institute of Northern Minas Gerais, IFNMG Januária campus. It was intended to answer the following research question: how students and teachers of the course of Bachelor of Agronomy of IFNMG, Januaria Campus positioning in relation to risks, uncertainties and controversies of the seed development and the production of GMO foods? To answer this question it was necessary create others asks based in the central issue: the course of Agronomy approach the topic of transgenic? How this topic occur? Students and professors of Agronomy have interested in study of transgenic crops? What is the importance that they attach to the subject? Students and professors recognize or not the GMO foods while willing to risks to health and the environment? Students and professors see transgenic foods us the solution to problems such as hunger and malnutrition in the world? The course, the students and the professors recognize alternative forms of agriculture or agricultural production models that could be adopted in place of those transgenic guidance? To answer these questions was conducted a descriptive and exploratory type research with qualitative approach that had targeted professors and students of Agronomy of the IFNMG campus Januária. For data collection ware used as instruments to semi-structured interview, focus group and document analysis. It possible with the realization of this research that issues involving GMOs still generate significant doubts and expectations between professors and students of the course searched. In general, teachers and students have shown uncertainty about the risks and benefits assigned to GMOs, especially those intended for human consumption. In addition, it was noticed that there is a messy between the proposed formation of the Agronomy course and the yearning of students with regard to controversial issues presented in the survey. It was evidenced that for teachers and students the course should deepen the discussions regarding these topics. The survey results have contributed to a greater understanding of the perception that professors and students of the course of Agronomy of the IFNMG Campus Januária has on the cultivation, trade and consumption of GMOs in Brazil. In addition, to show how the topic of transgenic crops has discussed in the Agronomy course and the debates about the formation of the agronomist nowadays.Guivant, Julia SilviaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Carlos Alexandre de2016-10-19T12:43:22Z2016-10-19T12:43:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il., tabs., grafs.application/pdf337097https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169335porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:43:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169335Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:43:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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