PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947
Resumo: O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.
id UFSC_a97f86a939283157e467e540fc2a40f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235947
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOSMídia-Educação.Formação.Educação Física.O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.2022-06-30T12:19:00Z2022-06-30T12:19:00Z2014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOSRIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:19:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-30T12:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
title PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
spellingShingle PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS
Mídia-Educação.
Formação.
Educação Física.
title_short PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
title_full PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
title_fullStr PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
title_full_unstemmed PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
title_sort PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
author LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS
author_facet LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS
RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS
author_role author
author2 RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS
RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-Educação.
Formação.
Educação Física.
topic Mídia-Educação.
Formação.
Educação Física.
description O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2022-06-30T12:19:00Z
2022-06-30T12:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652317421993984