PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947 |
Resumo: | O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia. |
id |
UFSC_a97f86a939283157e467e540fc2a40f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235947 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOSMídia-Educação.Formação.Educação Física.O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia.2022-06-30T12:19:00Z2022-06-30T12:19:00Z2014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOSRIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:19:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-30T12:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
title |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
spellingShingle |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS Mídia-Educação. Formação. Educação Física. |
title_short |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
title_full |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
title_fullStr |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
title_full_unstemmed |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
title_sort |
PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA): DESAFIOS FORMATIVOS |
author |
LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS |
author_facet |
LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEIRO, AUGUSTO CESAR RIOS RIBEIRO, SÉRGIO DORENSKI DANTAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-Educação. Formação. Educação Física. |
topic |
Mídia-Educação. Formação. Educação Física. |
description |
O texto em tela apresenta uma rica e relevante experiência acadêmica, desenvolvida na ambiência escolar que tematizou a mídia nas aulas de Educação Física. A perspectiva qualitativa e a pesquisa-formação constituíram- se nas referências teóricas substantivas. Observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com jovens de uma escola pública, no interior de Sergipe, foram os procedimentos metodológicos. O período de março de 2012 a março de 2013 constituiu-se no tempo dedicado à produção midiática dos/com os sujeitos de diálogo. A experiência investigativa, notadamente a criação de um jornal e de vídeos, proporcionou aos voluntários da pesquisa uma tomada de consciência acerca da possibilidade de protagonizar o fazer midiático, bem como uma reflexão esclarecida e autônoma sobre o entrecruzamento de educação e mídia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2022-06-30T12:19:00Z 2022-06-30T12:19:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652317421993984 |