Proposta de taxonomia da imagem como elemento de objetos de aprendizagem digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Angela Ribas Clève
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100935
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
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spelling Proposta de taxonomia da imagem como elemento de objetos de aprendizagem digitaisDesenho graficoMultímidia interativaSistemas de recuperação da informaçãoTaxinomiaEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaEste é um estudo sobre imagens fixas usadas nos objetos digitais de aprendizagem. Foram estudadas diversas teorias sobre as imagens e sua tipologia. Assim, a partir do conhecimento adquirido, foi desenvolvido e é aqui apresentado um sistema de classificação das imagens. O referido sistema caracteriza uma taxonomia visual, considerando diferentes aspectos e funções das imagens fixas. Com base na classificação proposta, foi realizada uma pesquisa no acervo dos objetos digitais de aprendizagem da universidade UNISUL, instituição atuante neste estado de Santa Catarina. Entre os objetos pesquisados, foram classificadas 126 imagens encontradas em 36 objetos, que foram selecionados por serem da mesma categoria. Além disso, foram realizadas entrevistas com os designers que projetaram os objetos estudados, para conhecer o processo de criação e produção desses projetos. Houve a organização quantitativa dos dados, de acordo com a proporcionalidade dos tipos de imagens apresentadas nos objetos digitais de aprendizagem. No conjunto, este estudo foi desenvolvido: (1) pesquisa exploratória, para identificação e seleção das fontes teóricas e dos documentos pesquisados; (2) pesquisa aplicada para o desenvolvimento do sistema de classificação; (3) pesquisa de campo para realização de entrevistas e aprovação do acesso aos documentos, e (4) pesquisa documental sobre os objetos digitais de aprendizagem do acervo UNISUL. Todo o processo constitui uma ampla pesquisa qualitativa e quantitativa, porque os dados obtidos foram primeiramente interpretados e, em seguida, receberam tratamentos quantitativos, antes do processo final de discussão e análise. A pesquisa permitiu, entre outras, duas constatações relevantes sobre o uso das imagens nos objetos de aprendizagem pesquisados: (1) a primeira constatou que todas as imagens encontradas na mostra são fixas, planas e sem relação com efeitos sonoros; (2) a segunda constatou que maior parte das imagens é composta por pictogramas. A primeira constatação evidencia que, apesar das diversas possibilidades decorrentes da tecnologia multimídia interativa, que qualifica a linguagem hipermídia, as imagens ainda são apresentadas e utilizadas de acordo com a tradição do livro impresso. A segunda constatação evidencia o poder comunicativo dos pictogramas, que são elementos típicos da linguagem tradicional dos produtos de Design Gráfico, em comparação com outras imagens fixas, naturalistas ou expressivas, que podem ser facilmente incorporadas e apresentadas nas interfaces hipermídia. Entre outras considerações e evidências propostas neste estudo, essas aqui apresentadas desafiam os designers para que os projetos de objetos digitais de aprendizagem apresentem soluções inovadoras com relação ao uso das imagens como elementos educativos nos produtos hipermídia.This is a study on still images used in digital learning objects. We studied several theories about the images and their typology. Then, from the knowledge acquired, we developed and presented here is a system of classification of images. This system features a visual taxonomy, considering different aspects and functions of still images. Based on the proposed classification, a research was conducted in the collection of digital learning objects from UNISUL, an university on the state of Santa Catarina. We choose, 126 images found in 36 objects, which were selected because they belong to the same category. In addition, interviews were conducted with the designers who designed the objects studied to understand the process of creation and production of these projects. There was an organization of quantitative data, according to the proportionality of the types of images presented in digital learning objects. Overall, this study was designed: (1) exploratory research for identification and selection of theoretical sources and documents surveyed, (2) applied research for the development of the classification system, (3) field research and interviews approval to the access to documents, and (4) documentary research on digital learning objects from UNISUL. The whole process is an extensive qualitative and quantitative research, because the data were first interpreted and then quantitative treatments received before the final process of discussion and analysis. The survey allowed, among other things, two relevant findings about the use of images in the learning objects surveyed: (1) first found that all the images in the show are fixed, flat and unrelated sound effects, (2) the second found that most images comprises pictograms. The first finding shows that, despite the many possibilities in the use of interactive multimedia technology, which qualifies the hypermedia language, the images are still displayed and used in accordance with the tradition of the printed book. The second finding highlights the communicative power of pictograms, which are typical elements of the traditional language of Graphic Design products compared to other still images, naturalists or expressive, which can easily be incorporated and presented in hypermedia interfaces. Among other considerations and evidence proposed in this study, those presented here challenge the designers for the projects of digital learning objects present innovative solutions regarding the use of images as evidence in educational hypermedia products.FlorianópolisGonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Angela Ribas Clève2013-06-26T00:03:03Z2013-06-26T00:03:03Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., grafs., tabs.application/pdf310225http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100935porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:03:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:03:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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