Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliane Vargas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
id UFSC_c44cbacae45c35d53be8bee362c9656f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96326
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaDDesenho graficoMultímidia interativaEnsino a distanciaLingua espanholaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaO uso de hipermídias para aprendizagem amplia as possibilidades de aproximação entre o aluno e o conteúdo e proporciona um processo de interação mais rico e produtivo. Contudo, ainda é recorrente uma predominância textual nas mediações de ensino, sobretudo na EaD. Essa situação evidencia a necessidade de uma maior apropriação das equipes de desenvolvimento de materiais educacionais digitais para EaD, das possibilidades oferecidas por esses sistemas e tecnologias. Neste sentido, esta pesquisa propõe orientações direcionadas ao desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola no contexto da EaD. Para tanto, além da fundamentação (envolvendo revisão bibliográfica e estudo de similares) foram desenvolvidas ações de pesquisa com ênfase em métodos prospectivos de avaliação coletados a partir da interação de usuários com uma hipermídia previamente disponibilizada. Os dados qualitativos e quantitativos evidenciaram aspectos relativos à organização dos conteúdos, legibilidade, tratamento visual, uso de recursos midiáticos, navegação, entre outros; os quais contribuíram para a geração das orientações. As orientações destacam, sobretudo, observação do dimensionamento da hipermídia (quantidade de texto nas telas, nº de telas, níveis hierárquicos), explicitação de orientações para a navegação, ênfase para o uso de recursos de áudio e relevância da estratégia pedagógica associada à disponibilização da hipermídia. Essas orientações podem ser utilizadas como referência para a elaboração de futuras hipermídias em contextos similares.The use of hypermedia for learning enlarges the possibilities of rapprochement between the student and the content, and provides a richer and more productive interaction. However, the predominance of texts is still usual to mediate education, especially in distance learning. This situation shows that the development teams of digital educational materials for distance learning and the possibilities offered by those systems and technologies need improvement. Therefore, this research proposes some guidelines to the development of hypermedia for Spanish language learning in the context of distance education. So, besides the review of literature and similar studies, research actions were developed emphasizing prospective methods for assessment gathered from the interaction between users and a hypermedia previously available. Qualitative and quantitative data showed aspects related to the content organization # readability, visual treatment, use of media resources, navigation, among others # that have contributed to elaborate the guidelines. The guidelines highlight, above all, observing the design of hypermedia (amount of text on screen, number of screens, hierarchical levels), explanation of navigation guidelines, emphasis on the use of audio features, and the relevance of teaching strategies associated with the provision of hypermedia. These guidelines can be used as reference for the development of future hypermedia in similar contexts.Florianópolis, SCGonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Juliane Vargas2012-10-26T10:56:55Z2012-10-26T10:56:55Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il.application/pdf303006http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:55:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:55:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
title Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
spellingShingle Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
Nunes, Juliane Vargas
Desenho grafico
Multímidia interativa
Ensino a distancia
Lingua espanhola
Estudo e ensino
title_short Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
title_full Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
title_fullStr Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
title_full_unstemmed Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
title_sort Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
author Nunes, Juliane Vargas
author_facet Nunes, Juliane Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Juliane Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho grafico
Multímidia interativa
Ensino a distancia
Lingua espanhola
Estudo e ensino
topic Desenho grafico
Multímidia interativa
Ensino a distancia
Lingua espanhola
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T10:56:55Z
2012-10-26T10:56:55Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 303006
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326
identifier_str_mv 303006
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396558024704