Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica |
id |
UFSC_c44cbacae45c35d53be8bee362c9656f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96326 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaDDesenho graficoMultímidia interativaEnsino a distanciaLingua espanholaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaO uso de hipermídias para aprendizagem amplia as possibilidades de aproximação entre o aluno e o conteúdo e proporciona um processo de interação mais rico e produtivo. Contudo, ainda é recorrente uma predominância textual nas mediações de ensino, sobretudo na EaD. Essa situação evidencia a necessidade de uma maior apropriação das equipes de desenvolvimento de materiais educacionais digitais para EaD, das possibilidades oferecidas por esses sistemas e tecnologias. Neste sentido, esta pesquisa propõe orientações direcionadas ao desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola no contexto da EaD. Para tanto, além da fundamentação (envolvendo revisão bibliográfica e estudo de similares) foram desenvolvidas ações de pesquisa com ênfase em métodos prospectivos de avaliação coletados a partir da interação de usuários com uma hipermídia previamente disponibilizada. Os dados qualitativos e quantitativos evidenciaram aspectos relativos à organização dos conteúdos, legibilidade, tratamento visual, uso de recursos midiáticos, navegação, entre outros; os quais contribuíram para a geração das orientações. As orientações destacam, sobretudo, observação do dimensionamento da hipermídia (quantidade de texto nas telas, nº de telas, níveis hierárquicos), explicitação de orientações para a navegação, ênfase para o uso de recursos de áudio e relevância da estratégia pedagógica associada à disponibilização da hipermídia. Essas orientações podem ser utilizadas como referência para a elaboração de futuras hipermídias em contextos similares.The use of hypermedia for learning enlarges the possibilities of rapprochement between the student and the content, and provides a richer and more productive interaction. However, the predominance of texts is still usual to mediate education, especially in distance learning. This situation shows that the development teams of digital educational materials for distance learning and the possibilities offered by those systems and technologies need improvement. Therefore, this research proposes some guidelines to the development of hypermedia for Spanish language learning in the context of distance education. So, besides the review of literature and similar studies, research actions were developed emphasizing prospective methods for assessment gathered from the interaction between users and a hypermedia previously available. Qualitative and quantitative data showed aspects related to the content organization # readability, visual treatment, use of media resources, navigation, among others # that have contributed to elaborate the guidelines. The guidelines highlight, above all, observing the design of hypermedia (amount of text on screen, number of screens, hierarchical levels), explanation of navigation guidelines, emphasis on the use of audio features, and the relevance of teaching strategies associated with the provision of hypermedia. These guidelines can be used as reference for the development of future hypermedia in similar contexts.Florianópolis, SCGonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Juliane Vargas2012-10-26T10:56:55Z2012-10-26T10:56:55Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il.application/pdf303006http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:55:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:55:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
title |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
spellingShingle |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD Nunes, Juliane Vargas Desenho grafico Multímidia interativa Ensino a distancia Lingua espanhola Estudo e ensino |
title_short |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
title_full |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
title_fullStr |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
title_full_unstemmed |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
title_sort |
Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD |
author |
Nunes, Juliane Vargas |
author_facet |
Nunes, Juliane Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Berenice Santos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Juliane Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho grafico Multímidia interativa Ensino a distancia Lingua espanhola Estudo e ensino |
topic |
Desenho grafico Multímidia interativa Ensino a distancia Lingua espanhola Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T10:56:55Z 2012-10-26T10:56:55Z 2012 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
303006 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326 |
identifier_str_mv |
303006 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396558024704 |