PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão. |
id |
UFSC_a9d8c724b0c86f83031a66100acd709d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/29305 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOO presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão.INPEAU2012-09-21T18:27:03Z2012-09-21T18:27:03Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305Oliveira, Auristela Felix DeSena, Samanta Oliveira LimaSilva, Thiago De Oliveira ETeodoro, Josenildo Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:22:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/29305Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:22:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Oliveira, Auristela Felix De |
title_short |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
title_sort |
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DIANTE DA INTERNACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA DA TRÍADE INDISSOLÚVEL - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
author |
Oliveira, Auristela Felix De |
author_facet |
Oliveira, Auristela Felix De Sena, Samanta Oliveira Lima Silva, Thiago De Oliveira E Teodoro, Josenildo Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Samanta Oliveira Lima Silva, Thiago De Oliveira E Teodoro, Josenildo Coelho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Auristela Felix De Sena, Samanta Oliveira Lima Silva, Thiago De Oliveira E Teodoro, Josenildo Coelho |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas e para tratamento dos dados a técnica de análise de conteúdo. A investigação é de caráter exploratório haja vista que não há ainda nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir diante da pesquisa realizada, que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia e ética, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas e normas requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional. A tríade: ensino, pesquisa e extensão contribui para uma formação holística e preparada às recentes mudanças e as que advirão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-21T18:27:03Z 2012-09-21T18:27:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652133427314688 |