Metodologia para melhoria de processos de linha de frente em serviços: aplicação em laboratório de análises clínicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquali, Rita Cássia
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82693
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Metodologia para melhoria de processos de linha de frente em serviços: aplicação em laboratório de análises clínicasEngenharia de produçãoPrestação de serviçosQualidadeMelhoria contínuaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.É reconhecida a importância de se estudar o setor de serviços, tendo em vista o aumento significativo da participação desse na economia. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a identificação das necessidades dos clientes, segundo os critérios valorizados por eles, em Laboratórios de Análises Clínicas, de forma a promover a melhoria nos processos de linha de frente, visando o incremento na qualidade dos serviços prestados. Sua aplicação foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (LAC - HU - UFSC). O atual ambiente dos negócios exige ações rápidas e eficazes das organizações, que devem preocupar-se em encontrar meios adequados de monitoramento dessas ações. A metodologia desenvolvida mostrou-se aderente, não apenas para promover melhorias nos processos, mas principalmente, permitir, a partir da constante realimentação desses, a melhoria contínua, com foco nas necessidades dos clientes, que mudam constantemente, tanto nos aspectos da qualidade como da variedade. Os resultados de sua aplicação são apresentados no trabalho.Florianópolis, SCRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPasquali, Rita Cássia2012-10-19T17:26:42Z2012-10-19T17:26:42Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 122 f.| il., tabs.application/pdf186930http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82693porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T21:48:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T21:48:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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