O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Emerson de Souza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Flavia Felix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82304
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar a importância e existência do estudo da disciplina custos industriais nos programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e cujos nomes apareçam no site oficial da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Nesse sentido buscou-se realizar uma pesquisa exploratória, caracterizada como sondagem, segundo Vergara (2004), via internet nos sites de todos os programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção filiados ao site da ABEPRO, identificando itens como acessibilidade direta, verificação e importância na grade curricular do programa sobre a disciplina de custos industriais. Diante do quadro exposto por essa pesquisa exploratória, verificou-se que a existência e a importância da disciplina de custos industriais nos programas de pós-graduação strictu sensu em engenharia de produção no Brasil é ainda incipiente. Aproximadamente 60% dos programas não utilizam as ferramentas essenciais de custo e seu controle para tomada de decisão, revelando uma formação profissional, em sua essência e não nos méritos conquistados por cada programa individualmente, aquém da esperada para um engenheiro de Produção.
id UFSC_aa781c03c51fa2c7fef400abe6225b76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82304
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.O objetivo deste trabalho é verificar a importância e existência do estudo da disciplina custos industriais nos programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e cujos nomes apareçam no site oficial da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Nesse sentido buscou-se realizar uma pesquisa exploratória, caracterizada como sondagem, segundo Vergara (2004), via internet nos sites de todos os programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção filiados ao site da ABEPRO, identificando itens como acessibilidade direta, verificação e importância na grade curricular do programa sobre a disciplina de custos industriais. Diante do quadro exposto por essa pesquisa exploratória, verificou-se que a existência e a importância da disciplina de custos industriais nos programas de pós-graduação strictu sensu em engenharia de produção no Brasil é ainda incipiente. Aproximadamente 60% dos programas não utilizam as ferramentas essenciais de custo e seu controle para tomada de decisão, revelando uma formação profissional, em sua essência e não nos méritos conquistados por cada programa individualmente, aquém da esperada para um engenheiro de Produção.INPEAU2012-10-19T13:49:58Z2012-10-19T13:49:58Z2007-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82304Barroso, Emerson de SouzaSilva, Flavia Felix daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:21:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82304Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:21:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
title O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
spellingShingle O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
Barroso, Emerson de Souza
title_short O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
title_full O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
title_fullStr O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
title_full_unstemmed O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
title_sort O Ensino de Custos Industriais nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção Brasileiros: Primeiros Apontamentos de Uma Sondagem Exploratória.
author Barroso, Emerson de Souza
author_facet Barroso, Emerson de Souza
Silva, Flavia Felix da
author_role author
author2 Silva, Flavia Felix da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Emerson de Souza
Silva, Flavia Felix da
description O objetivo deste trabalho é verificar a importância e existência do estudo da disciplina custos industriais nos programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e cujos nomes apareçam no site oficial da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Nesse sentido buscou-se realizar uma pesquisa exploratória, caracterizada como sondagem, segundo Vergara (2004), via internet nos sites de todos os programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Engenharia de Produção filiados ao site da ABEPRO, identificando itens como acessibilidade direta, verificação e importância na grade curricular do programa sobre a disciplina de custos industriais. Diante do quadro exposto por essa pesquisa exploratória, verificou-se que a existência e a importância da disciplina de custos industriais nos programas de pós-graduação strictu sensu em engenharia de produção no Brasil é ainda incipiente. Aproximadamente 60% dos programas não utilizam as ferramentas essenciais de custo e seu controle para tomada de decisão, revelando uma formação profissional, em sua essência e não nos méritos conquistados por cada programa individualmente, aquém da esperada para um engenheiro de Produção.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-29
2012-10-19T13:49:58Z
2012-10-19T13:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82304
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652220897427456