A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Avâner Conceição de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81464
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_aa783dae4eb64e1063ccd8173c303629
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81464
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtualEngenharia de produçãoEducaçãoNovas tecnologiasHistóriaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O desenvolvimento das tecnologias educacionais e a formação docente sempre chamou a atenção de todos os estudiosos da área, no sentido de que, mudanças constantes, são necessárias para atender as transformações culturais e sociais que ocorrem na sociedade. Admite-se que o sucesso da educação, ou melhor o sucesso de cada aluno, depende, em grande parte, do aperfeiçoamento constante do professor. Evidentemente professores mais atualizados são mais abertos às mudanças, são mais criativos, buscam novas formas para ensinar, evitando comportamentos e verdades cristalizadas que distanciam a escola do que se espera dela.O trabalho de educar com competência, dada a sua complexidade, requer dos professores o aprofundamento da base de conhecimentos, a revisão de conceitos, o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico, a reflexão e a pesquisa como ferramentas para a manutenção ou alteração de decisões pedagógicas. Os cursos de formação de professores, chamados de licenciaturas de uma maneira geral, são responsáveis pela formação do "professor educador", para cada área específica. Nestes últimos anos, estes cursos têm passado por grandes discussões, chegando-se a conclusão de que há urgente necessidade de mudanças, uma vez que a função social da escola toma, nesta virada de século, outros rumos. Partindo da premissa que educador é aquele que educa, ou seja aquele que pratica a educação, se conclui que para alguém ser educador é preciso saber educar, ou seja ele precisa dominar os saberes implicados na ação educativa, e a relação desses saberes com o desenvolvimento da tecnologias educacionais. Sendo a educação um fenômeno específico da natureza humana, historicamente, a origem dela se confunde com a origem do próprio homem, que com sua inteligência a transformou e continuou até os dias atuais desenvolvendo novas teorias e reflexões em torno do assunto, fazendo uso de várias tecnologias para facilitar a aprendizagem e a vida do homem. A educação pertence ao âmbito da produção não material, tem a ver com idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades que se adicionadas ao desenvolvimento tecnológico produzem efeitos mais rápidos e eficazes. Consequentemente o ato educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. O educador está sempre em formação contínua, pois o homem não se faz homem naturalmente, ele não nasce sabendo sentir, pensar, agir, avaliar, para isto é preciso aprender, o que implica em um trabalho educativo atualizado moderno e permanente. O fenômeno educativo atingiu um caráter institucionalizado se revelando no surgimento da escola, que vai se transformando lentamente ao longo da história e se responsabilizando pela formação de novos educadores. À escola cabe trabalhar além dos conhecimentos produzidos pela ciência e sistematizados pelas teorias, os fundamentos da educação e os princípios e valores da humanidade, em um processo contínuo atualizado e moderno envolvendo sobretudo o espírito de pesquisa constante, que estimule a criação cultural, o envolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e suscite o desejo permanente de um desenvolvimento possível, dentro de uma sociedade globalizadaFlorianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaLacerda, Avâner Conceição de2012-10-19T04:18:36Z2012-10-19T04:18:36Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxix, 169 f.| il.application/pdf185503http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-17T20:43:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-17T20:43:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
title A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
spellingShingle A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
Lacerda, Avâner Conceição de
Engenharia de produção
Educação
Novas tecnologias
História
Tecnologia educacional
title_short A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
title_full A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
title_fullStr A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
title_full_unstemmed A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
title_sort A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual
author Lacerda, Avâner Conceição de
author_facet Lacerda, Avâner Conceição de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Avâner Conceição de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação
Novas tecnologias
História
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Educação
Novas tecnologias
História
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T04:18:36Z
2012-10-19T04:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185503
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81464
identifier_str_mv 185503
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xix, 169 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652358655148032