INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇAS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MUŸLDER, CRISTIANA FERNANDES DE, CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE ARAUJO, SILVA, ERICSON MARQUIERE REIS, FALCE, JEFFERSON LOPES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181116
Resumo: O objetivo geral foi analisar se as e-competences dos profissionais de educação a distância podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de gestores na percepção dos alunos. Especificamente, pretendeu-se: identificar as e-competences dos profissionais em um curso a distância; identificar como e-competences são percebidas como apoio no processo de aprendizagem; analisar as e-competences percebidas pelos alunos como influenciadoras do processo de formação profissional. Para responder à pergunta e atender aos objetivos, foi realizado um estudo quantitativo descritivo e o método utilizado foi a análise fatorial confirmatória baseado em um modelo já desenvolvido. A partir dos resultados, verificou-se que a literatura traz a formação do profissional em Gestão é destacada pela ação política, econômica, o ambiente de negócios e as estratégias competitivas, mais voltadas para fatores relevantes do mercado, o que reduz ou pode reduzir a capacidade dos estudantes de desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade em que está inserido ou realidades mais próximas a ele. Os resultados indicaram, nesse caso, que apenas os construtos social e avaliativa tiveram análise favorável e com correlação adequada. As limitações enfrentadas na amostra não impedem que o estudo seja um avanço quanto ao modelo de e-competences indicando novos estudos e testes.
id UFSC_aa7a6bcaaabe6c9cce36aa9a7931fd88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181116
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOSE-CompetenceEducação a DistânciaModelo de MensuraçãoFormação de GestoresO objetivo geral foi analisar se as e-competences dos profissionais de educação a distância podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de gestores na percepção dos alunos. Especificamente, pretendeu-se: identificar as e-competences dos profissionais em um curso a distância; identificar como e-competences são percebidas como apoio no processo de aprendizagem; analisar as e-competences percebidas pelos alunos como influenciadoras do processo de formação profissional. Para responder à pergunta e atender aos objetivos, foi realizado um estudo quantitativo descritivo e o método utilizado foi a análise fatorial confirmatória baseado em um modelo já desenvolvido. A partir dos resultados, verificou-se que a literatura traz a formação do profissional em Gestão é destacada pela ação política, econômica, o ambiente de negócios e as estratégias competitivas, mais voltadas para fatores relevantes do mercado, o que reduz ou pode reduzir a capacidade dos estudantes de desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade em que está inserido ou realidades mais próximas a ele. Os resultados indicaram, nesse caso, que apenas os construtos social e avaliativa tiveram análise favorável e com correlação adequada. As limitações enfrentadas na amostra não impedem que o estudo seja um avanço quanto ao modelo de e-competences indicando novos estudos e testes.2017-11-17T18:09:47Z2017-11-17T18:09:47Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181116CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇASMUŸLDER, CRISTIANA FERNANDES DECASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE ARAUJOSILVA, ERICSON MARQUIERE REISFALCE, JEFFERSON LOPESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:09:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181116Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:09:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
title INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
spellingShingle INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇAS
E-Competence
Educação a Distância
Modelo de Mensuração
Formação de Gestores
title_short INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
title_full INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
title_fullStr INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
title_sort INFLUÊNCIA DAS E-COMPETENCES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
author CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇAS
author_facet CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇAS
MUŸLDER, CRISTIANA FERNANDES DE
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE ARAUJO
SILVA, ERICSON MARQUIERE REIS
FALCE, JEFFERSON LOPES
author_role author
author2 MUŸLDER, CRISTIANA FERNANDES DE
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE ARAUJO
SILVA, ERICSON MARQUIERE REIS
FALCE, JEFFERSON LOPES
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, DAYSE LIZ DAS GRAÇAS
MUŸLDER, CRISTIANA FERNANDES DE
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE ARAUJO
SILVA, ERICSON MARQUIERE REIS
FALCE, JEFFERSON LOPES
dc.subject.por.fl_str_mv E-Competence
Educação a Distância
Modelo de Mensuração
Formação de Gestores
topic E-Competence
Educação a Distância
Modelo de Mensuração
Formação de Gestores
description O objetivo geral foi analisar se as e-competences dos profissionais de educação a distância podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de gestores na percepção dos alunos. Especificamente, pretendeu-se: identificar as e-competences dos profissionais em um curso a distância; identificar como e-competences são percebidas como apoio no processo de aprendizagem; analisar as e-competences percebidas pelos alunos como influenciadoras do processo de formação profissional. Para responder à pergunta e atender aos objetivos, foi realizado um estudo quantitativo descritivo e o método utilizado foi a análise fatorial confirmatória baseado em um modelo já desenvolvido. A partir dos resultados, verificou-se que a literatura traz a formação do profissional em Gestão é destacada pela ação política, econômica, o ambiente de negócios e as estratégias competitivas, mais voltadas para fatores relevantes do mercado, o que reduz ou pode reduzir a capacidade dos estudantes de desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade em que está inserido ou realidades mais próximas a ele. Os resultados indicaram, nesse caso, que apenas os construtos social e avaliativa tiveram análise favorável e com correlação adequada. As limitações enfrentadas na amostra não impedem que o estudo seja um avanço quanto ao modelo de e-competences indicando novos estudos e testes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:09:47Z
2017-11-17T18:09:47Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181116
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335686090752