Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Patrick Wendell Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254242
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024.
id UFSC_aa87497d68be370e6d3b1d47489f16ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254242
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do SilícioAdministraçãoParque tecnológicoDesenvolvimento tecnológicoMarca notoriaImagem corporativaIdentidade corporativaPosicionamento (Publicidade)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024.Este estudo tem como objetivo analisar os atributos formadores da identidade da marca Florianópolis presentes na infraestrutura e superestrutura de tecnologia e inovação geridas pela administração pública, empresas, instituições de ensino e publicidade no geral. O contexto foi escolhido devido ao crescente desenvolvimento tecnológico da cidade, assim como o aumento de noticiários, propagandas e eventos que buscam transmitir a marca Florianópolis como uma cidade inteligente/tecnológica. Para atingir esse objetivo, fundamentamos a literatura existente sobre place branding, abordando os conceitos de identidade de marca de lugar, imagem de marca de lugar e posicionamento. Desenvolveu-se uma estrutura analítica para identificar as dimensões relacionadas à tecnologia que podem constituir a identidade da marca Florianópolis, no que se refere ao seu posicionamento como Ilha do Silício. Para realizar a pesquisa, desenvolveu-se uma filosofia de pesquisa interpretativista, utilizando o método qualitativo, sendo aplicado por meio de análises documentais para, a posteriori, realizar uma análise de conteúdo em busca de dimensões que tratam sobre a identidade da marca. Como principais resultados, acordos-se que Desenvolvimento Sustentável Notório, Inovação Tecnológica e Empresarial, Ensino e Impacto Social, Comunidade Tecnológica Colaborativa e Conexões e Eventos foram os principais atributos emergidos com potencial de constituir a identidade da marca Florianópolis no contexto tecnológico.Abstract: This study aims to analyze the attributes that form the identity of the Florianópolis brand present in the infrastructure and superstructure of technology and innovation managed by public administration, companies, educational institution and publicity in general. The context was chosen due to the city?s growing technological development, as well as the increase in news, advertisements and events that seek to convey the Florianópolis brand as a smart/technological city. To achieve this objective, it was based on the existing literature on place branding, addressing the concepts of place brand identity, place brand image and positioning. An analytical structure was developed to identify the dimensions related to technology that can constitute the identity of the Florianópolis brand, about its positioning as a Silicon Island. To carry out the research, the interpretive research philosophy was adopted, using the qualitative method, being applied through documentary analysis to, a posteriori, carry out a content analysis in search of dimensions that deal with the brand?s identity. As main results, it was identified that Notorious Sustainable Development, Technological and Business Innovation, Education and Social Impact, Collaborative Technological Community and Connections and Events were the main attributes that emerged with the potential to constitute the identity of the Florianópolis brand in the technological context.Ocke, Marco Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaLessa, Patrick Wendell Barbosa2024-02-11T23:22:55Z2024-02-11T23:22:55Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 p.| gráfs., tabs.application/pdf386189https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T18:58:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-27T18:58:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
title Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
spellingShingle Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
Lessa, Patrick Wendell Barbosa
Administração
Parque tecnológico
Desenvolvimento tecnológico
Marca notoria
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Posicionamento (Publicidade)
title_short Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
title_full Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
title_fullStr Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
title_full_unstemmed Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
title_sort Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
author Lessa, Patrick Wendell Barbosa
author_facet Lessa, Patrick Wendell Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocke, Marco Antonio de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Patrick Wendell Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Parque tecnológico
Desenvolvimento tecnológico
Marca notoria
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Posicionamento (Publicidade)
topic Administração
Parque tecnológico
Desenvolvimento tecnológico
Marca notoria
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Posicionamento (Publicidade)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-11T23:22:55Z
2024-02-11T23:22:55Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 386189
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254242
identifier_str_mv 386189
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.| gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652028538257408