Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Janecler Ap. Amorin
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina, Moretti, MériclesThadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690
Resumo: A questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática.
id UFSC_aa8d5dc23e5b4710bea644c0250ba4bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202690
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendênciasRegistros de Representação SemióticaCurrículoEducação MatemáticaA questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática.2019-12-10T13:29:50Z2019-12-10T13:29:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690Colombo, Janecler Ap. AmorinFlores, Cláudia ReginaMoretti, MériclesThadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:29:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T13:29:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
title Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
spellingShingle Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
Colombo, Janecler Ap. Amorin
Registros de Representação Semiótica
Currículo
Educação Matemática
title_short Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
title_full Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
title_fullStr Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
title_full_unstemmed Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
title_sort Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
author Colombo, Janecler Ap. Amorin
author_facet Colombo, Janecler Ap. Amorin
Flores, Cláudia Regina
Moretti, MériclesThadeu
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
Moretti, MériclesThadeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Janecler Ap. Amorin
Flores, Cláudia Regina
Moretti, MériclesThadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Registros de Representação Semiótica
Currículo
Educação Matemática
topic Registros de Representação Semiótica
Currículo
Educação Matemática
description A questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-12-10T13:29:50Z
2019-12-10T13:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392981331968