Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690 |
Resumo: | A questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática. |
id |
UFSC_aa8d5dc23e5b4710bea644c0250ba4bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202690 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendênciasRegistros de Representação SemióticaCurrículoEducação MatemáticaA questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática.2019-12-10T13:29:50Z2019-12-10T13:29:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690Colombo, Janecler Ap. AmorinFlores, Cláudia ReginaMoretti, MériclesThadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:29:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T13:29:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
title |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
spellingShingle |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências Colombo, Janecler Ap. Amorin Registros de Representação Semiótica Currículo Educação Matemática |
title_short |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
title_full |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
title_fullStr |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
title_full_unstemmed |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
title_sort |
Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências |
author |
Colombo, Janecler Ap. Amorin |
author_facet |
Colombo, Janecler Ap. Amorin Flores, Cláudia Regina Moretti, MériclesThadeu |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Moretti, MériclesThadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colombo, Janecler Ap. Amorin Flores, Cláudia Regina Moretti, MériclesThadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registros de Representação Semiótica Currículo Educação Matemática |
topic |
Registros de Representação Semiótica Currículo Educação Matemática |
description |
A questão proposta neste artigo é a de trazer reflexões sobre a forma de utilização dos estudos de Raymond Duval sobre o papel dos registros de representação semiótica no ensino e na aprendizagem da matemática, a partir da análise das pesquisas realizadas no Brasil no período de 1990 a 2005, que utilizam os pressupostos teóricos desenvolvidos por esse autor, como principal fundamento em suas investigações. Este estudo se faz importante por permitir pontuar a tendência das pesquisas brasileiras nesse foco e traçar o panorama geral dessas investigações, como forma de apontar possibilidades de utilização dessa teoria em um âmbito maior: na organização de propostas curriculares e na formação, tanto inicial quanto continuada de professores que ensinam matemática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-12-10T13:29:50Z 2019-12-10T13:29:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652392981331968 |