Análise do tempo de retorno de investimento na construção de pátios para aumento de capacidade na Ferrovia Tereza Cristina (FTC)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181990 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise do tempo de retorno de investimento na construção de pátios para aumento de capacidade na Ferrovia Tereza Cristina (FTC)Tempo de RetornoCapacidade FerroviáriaFerrovia Tereza CristinaPátios de CruzamentoFórmula de ColsonTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Este trabalho visa analisar a viabilidade econômica, através do tempo de retorno, de um investimento para aumento de capacidade ferroviária através da construção de novos pátios de cruzamento em pontos intermediários entre os já existentes. O estudo foi direcionado para o caso da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) no estado de Santa Catarina, cujo principal foco é o transporte de carvão até o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. Para o estudo calculou-se a capacidade ferroviária através da Fórmula de Colson antes e depois da inserção dos pátios, o custo da obra através do Custo Médio Gerencial disponibilizado pelo DNIT, o incremento médio de lucro anual através das demonstrações financeiras da FTC e, por fim, o tempo médio de retorno do investimento. No final é apresentada uma seção com propostas de trabalhos futuros, além da conclusão da proposta, a qual se mostrou viável.This work aims to analyze the economic feasibility, through the payback period, of an investment to increase railway capacity through the construction of new crossing yards at intermediate points between existing ones. The study was directed to the case of Tereza Cristina Railroad (FTC) in the state of Santa Catarina, whose main focus is the transportation of coal to the Jorge Lacerda Thermoelectric Complex in Capivari de Baixo. For the study, the train capacity was calculated through Colson’s Formula before and after the insertion of the yards, the cost of the work through the Average Management Cost provided by the DNIT, the average increment of annual profit through the FTC financial statements and, finally, the average period of return of investment. Finally, this study also presents some proposals for future work, in addition to the conclusion of the proposal, which proved viable.Florianópolis, SCNoronha, Marcos Aurélio MarquesMutti, Cristine do NascimentoUniversidade Federal de Santa CatarinaDorneles, Sutter Diogo2017-12-11T16:57:57Z2017-12-11T16:57:57Z2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181990porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-11T16:57:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-11T16:57:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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