Levantamento da ecoeficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior: Caso da UFSC Campus Florianópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243378 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
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Levantamento da ecoeficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior: Caso da UFSC Campus FlorianópolisEcoeficiênciaEcoeficiência EnergéticaInfraestrutura ElétricaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.A sociedade busca cada vez mais a sustentabilidade e as Instituições Federais de Ensino Superior têm um papel importante nessa área. Este trabalho traz como objetivo realizar um levantamento da ecoeficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), através do estudo de caso da UFSC campus Florianópolis. Esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem do problema predominantemente qualitativa, os seus objetivos é exploratória e de seus procedimentos técnicos é bibliográfico e documental sobre o local de manutenção, foram feitos levantamentos in loco. Foram realizadas pesquisas nas legislações e normas do sistema elétrico e do Governo Federal, bem como informações de instalações mais eficientes e recomendações de fabricantes. A Instituição escolhida para o estudo foi a Universidade Federal de Santa Catariana “UFSC”, Campus de Florianópolis, a onde foram levantadas as informações in loco, conversando com os servidores dos departamentos, fazendo observações e coletando dados do sistema. Para a análise dos dados foi utilizado a ferramenta da ecoeficiência que faz parte da Engenharia de Sustentabilidade. A instituição conta com um alto gasto de energia elétrica, tendo, por exemplo, no mês de Abril de 2022 uma despesa total de R$1.535.309,09. Devido ao tamanho da Instituição, no estudo foi necessário a separação dos sistemas e equipamentos que estão em três grandes áreas, sendo elas os Sistemas de Refrigeração, Sistemas de Iluminação e Infraestrutura; essa separação auxiliou no estudo, por conta das características específicas e da necessidade de diferentes de abordagens para cada um deles. Este trabalho conseguiu contribuir com a instituição propondo melhorias ao sistema elétrico, vindo de encontro com os conceitos da ecoeficiência energética, e das legislações vigentes, as propostas de melhoria foram feitas com base nos levantamentos feitos na instituição. Entre as propostas de melhoria estão a importância da implantação da iluminação com tecnologia LED, a utilização de equipamentos de refrigeração mais eficientes, como os modelos inverter, bem como a importância da manutenção dos sistemas de refrigeração, a operação dos sistemas de geração de energia, e a educação/orientação dos usuários quanto ao uso correto dos sistemas Essas são algumas das propostas levantadas contribuindo e demonstrando que a ecoeficiência é um método eficiente para encontrar e propor soluções, tornando os sistemas energéticos mais eficientes, podendo e devendo ser aplicado em Instituições Púbicas de Ensino.Society is increasingly seeking sustainability and Federal Institutions of Higher Education play an important role in this area. This work aims to carry out a survey of the eco-efficiency of a Federal Institution of Higher Education (IFES), through the case study of the UFSC campus Florianópolis. This research has an applied nature, with a mostly qualitative approach to the problem; its objectives are exploratory and its technical procedures are bibliographical and documental about the site of maintenance. Surveys were carried out in loco. Research was carried out on legislation and standards of the electrical systems and the Federal Government, as well as information on more efficient installations and recommendations from manufacturers. The chosen institution for this study was the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis Campus, where the information was collected, through the public department servants, making observations and collecting system data. For data analysis, the eco-efficiency tool, which is part of Sustainability Engineering, was used. The institution has a high expense of electricity, taking as an example, in April 2022, UFSC had a total expense of R$1,535,309.09. Due to the size of the Institution, in the study it was necessary to separate the systems and equipment that are in three large areas, namely the Cooling Systems, Lighting Systems and Infrastructure; this separation helped in the study, due to the specific characteristics and the need of different approach to each of them. This work managed to contribute to the institution by proposing improvements to the electrical system, in line with the concepts of energy eco-efficiency and current legislation, the improvement proposals were made based on surveys carried out at the institution. Among the improvement proposals are the importance of implementing lighting with LED technology, the use of more efficient refrigeration equipment, such as inverter models, as well as the importance of maintaining refrigeration systems, the operation of power generation systems, and the education and guidance of users regarding the correct use of the systems. These are some of the proposals suggested, contributing and demonstrating that eco-efficiency is an efficient method to find and propose solutions, making energy systems more efficient, that could and should be applied in public education institutions.Florianópolis, SC.Vaz, Caroline RodriguesUniversidade Federal de Santa Catarina.Vieira, Ezequiel José2022-12-22T12:07:15Z2022-12-22T12:07:15Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis107 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243378Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T12:07:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243378Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T12:07:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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