Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Diego Gouveia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/317
Resumo: O abastecimento de água é essencial para a sobrevivência humana e desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, como todo processo produtivo, os sistemas de tratamento de água impactam o meio ambiente de diversas formas, sendo necessário que as empresas envolvidas atuem de modo a minimizar os impactos negativos. É possível analisar em termos da ecoeficiência os sistemas produtores de água. A ecoeficiência abrange uma série de princípios que norteiam diretrizes para a relação sustentável das empresas com o meio ambiente. Avaliou-se a partir de informações públicas o Sistema Produtor São Lourenço quanto à ecoeficiência, e constatou-se que de 8 princípios, 6 são satisfatórios. Os princípios com resultados insatisfatórios foram a redução da quantidade de energia utilizada e o apoio à reciclagem. Os resultados se justificam a partir da escassez de água da Região Metropolitana de São Paulo, demandando a captação de água de mananciais distantes, com alto gasto energético, bem como, em relação ao apoio à reciclagem, limitações técnicas, legais e econômicas para que não haja reciclagem do lodo da ETA. De modo geral, o sistema se mostrou satisfatório em termos de ecoeficiência, reforçando o compromisso das empresas envolvidas com o meio ambiente.
id UNEAL-2_8f390383204dc95550fc30f386405d42
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/317
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Ecoeficiência do Sistema Produtor São LourençoCaptaçãoETAEcoeficiênciaSabespO abastecimento de água é essencial para a sobrevivência humana e desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, como todo processo produtivo, os sistemas de tratamento de água impactam o meio ambiente de diversas formas, sendo necessário que as empresas envolvidas atuem de modo a minimizar os impactos negativos. É possível analisar em termos da ecoeficiência os sistemas produtores de água. A ecoeficiência abrange uma série de princípios que norteiam diretrizes para a relação sustentável das empresas com o meio ambiente. Avaliou-se a partir de informações públicas o Sistema Produtor São Lourenço quanto à ecoeficiência, e constatou-se que de 8 princípios, 6 são satisfatórios. Os princípios com resultados insatisfatórios foram a redução da quantidade de energia utilizada e o apoio à reciclagem. Os resultados se justificam a partir da escassez de água da Região Metropolitana de São Paulo, demandando a captação de água de mananciais distantes, com alto gasto energético, bem como, em relação ao apoio à reciclagem, limitações técnicas, legais e econômicas para que não haja reciclagem do lodo da ETA. De modo geral, o sistema se mostrou satisfatório em termos de ecoeficiência, reforçando o compromisso das empresas envolvidas com o meio ambiente.Universidade Estadual de Alagoas2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/31710.48180/ambientale.v13i4.317Revista Ambientale; v. 13 n. 4 (2021): Revista Ambientale; 25-372318-454X1984-991510.48180/ambientale.v13i4reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/317/267Copyright (c) 2021 Diego Gouveia Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Marques, Diego Gouveia2021-12-21T12:47:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/317Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-12-21T12:47:06Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
title Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
spellingShingle Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
Marques, Diego Gouveia
Captação
ETA
Ecoeficiência
Sabesp
title_short Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
title_full Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
title_fullStr Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
title_full_unstemmed Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
title_sort Ecoeficiência do Sistema Produtor São Lourenço
author Marques, Diego Gouveia
author_facet Marques, Diego Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Diego Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Captação
ETA
Ecoeficiência
Sabesp
topic Captação
ETA
Ecoeficiência
Sabesp
description O abastecimento de água é essencial para a sobrevivência humana e desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, como todo processo produtivo, os sistemas de tratamento de água impactam o meio ambiente de diversas formas, sendo necessário que as empresas envolvidas atuem de modo a minimizar os impactos negativos. É possível analisar em termos da ecoeficiência os sistemas produtores de água. A ecoeficiência abrange uma série de princípios que norteiam diretrizes para a relação sustentável das empresas com o meio ambiente. Avaliou-se a partir de informações públicas o Sistema Produtor São Lourenço quanto à ecoeficiência, e constatou-se que de 8 princípios, 6 são satisfatórios. Os princípios com resultados insatisfatórios foram a redução da quantidade de energia utilizada e o apoio à reciclagem. Os resultados se justificam a partir da escassez de água da Região Metropolitana de São Paulo, demandando a captação de água de mananciais distantes, com alto gasto energético, bem como, em relação ao apoio à reciclagem, limitações técnicas, legais e econômicas para que não haja reciclagem do lodo da ETA. De modo geral, o sistema se mostrou satisfatório em termos de ecoeficiência, reforçando o compromisso das empresas envolvidas com o meio ambiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/317
10.48180/ambientale.v13i4.317
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/317
identifier_str_mv 10.48180/ambientale.v13i4.317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/317/267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diego Gouveia Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diego Gouveia Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 13 n. 4 (2021): Revista Ambientale; 25-37
2318-454X
1984-9915
10.48180/ambientale.v13i4
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041876346339328