Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gisele Luz
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_aad0934c664b2bbf88242229aaf8b391
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101905
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learnersLiteraturaMetaforaLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosCogniçãoTrabalho em equipeAndaimesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Este estudo examinou como fala-em-interação em pequenos grupos se desenvolve dentro de uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira em uma escola pública de Florianópolis. Para este fim, duas perguntas de pesquisa foram feitas. A primeira perguntou como alunos de Inglês como língua estrangeira fazem sentido de expressões metafóricas (Vieira, 1999c) que eles encontram em letras de música, e a segunda investigou o papel de scaffolding (Wood, et al, 1976) na co-construção de significados de expressões metafóricas. O processo metafórico de assistência com andaimes (scaffolding) foi estudado através de protocolos do pensar alto em grupos onde as verbalizações são mais conscientes (Ericsson & Simon, 1987). Um estudo qualitativo e microetnográfico (Watson-Gegeo, 1988) foi aplicado através de métodos de triangulação, dentro de uma pesquisa-ação. Os resultados mostraram que as expressões metafóricas são rapidamente compreendidas por alunos de Inglês como língua estrangeira através de trabalhos em grupos. Além disso, os resultados mostraram que alunos do ensino médio precisam se sustentar na sua língua materna a fim de co-construirem significados de vocabulário novo e, então, processar as expressões metafóricas. Estes resultados apontam para os benefícios do trabalho em grupos e a necessidade de se incorporar consciência metafórica nas salas de aula de inglês como língua estrangeira junto com assistência através de andaimes (Nardi, 1999).Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Gisele Luz2013-07-15T23:30:33Z2013-07-15T23:30:33Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225080http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:40:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:40:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
title Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
spellingShingle Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
Cardoso, Gisele Luz
Literatura
Metafora
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Cognição
Trabalho em equipe
Andaimes
title_short Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
title_full Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
title_fullStr Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
title_full_unstemmed Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
title_sort Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
author Cardoso, Gisele Luz
author_facet Cardoso, Gisele Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Gisele Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Metafora
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Cognição
Trabalho em equipe
Andaimes
topic Literatura
Metafora
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Cognição
Trabalho em equipe
Andaimes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:30:33Z
2013-07-15T23:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225080
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905
identifier_str_mv 225080
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652149766225920