Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_aad0934c664b2bbf88242229aaf8b391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101905 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learnersLiteraturaMetaforaLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosCogniçãoTrabalho em equipeAndaimesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Este estudo examinou como fala-em-interação em pequenos grupos se desenvolve dentro de uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira em uma escola pública de Florianópolis. Para este fim, duas perguntas de pesquisa foram feitas. A primeira perguntou como alunos de Inglês como língua estrangeira fazem sentido de expressões metafóricas (Vieira, 1999c) que eles encontram em letras de música, e a segunda investigou o papel de scaffolding (Wood, et al, 1976) na co-construção de significados de expressões metafóricas. O processo metafórico de assistência com andaimes (scaffolding) foi estudado através de protocolos do pensar alto em grupos onde as verbalizações são mais conscientes (Ericsson & Simon, 1987). Um estudo qualitativo e microetnográfico (Watson-Gegeo, 1988) foi aplicado através de métodos de triangulação, dentro de uma pesquisa-ação. Os resultados mostraram que as expressões metafóricas são rapidamente compreendidas por alunos de Inglês como língua estrangeira através de trabalhos em grupos. Além disso, os resultados mostraram que alunos do ensino médio precisam se sustentar na sua língua materna a fim de co-construirem significados de vocabulário novo e, então, processar as expressões metafóricas. Estes resultados apontam para os benefícios do trabalho em grupos e a necessidade de se incorporar consciência metafórica nas salas de aula de inglês como língua estrangeira junto com assistência através de andaimes (Nardi, 1999).Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Gisele Luz2013-07-15T23:30:33Z2013-07-15T23:30:33Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225080http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:40:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:40:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
title |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
spellingShingle |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners Cardoso, Gisele Luz Literatura Metafora Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Cognição Trabalho em equipe Andaimes |
title_short |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
title_full |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
title_fullStr |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
title_full_unstemmed |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
title_sort |
Reading song lyrics: co-construction of metaphorical expressions by efl learners |
author |
Cardoso, Gisele Luz |
author_facet |
Cardoso, Gisele Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Josalba Ramalho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Gisele Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Metafora Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Cognição Trabalho em equipe Andaimes |
topic |
Literatura Metafora Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Cognição Trabalho em equipe Andaimes |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:30:33Z 2013-07-15T23:30:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225080 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905 |
identifier_str_mv |
225080 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652149766225920 |