A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_a99ba62b4ab2f18f1388fccd549b6abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88354 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigmsLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLeituraPratica de ensinoMetaforaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O objetivo desta investigação é mostrar a maneira com que os professores concebem seus próprios conceitos de leitura e se os mesmos influenciam sua prática em sala de aula e também discutir o conteúdo metafórico da fala de uma professora se tornando pesquisadora, enquanto implementa materiais novos em uma turma avançada de inglês da primeira série do ensino médio em um colégio público em Florianópolis, refletindo sobre seus conceitos de leitura e conflitos na presença de novos paradigmas. A coleta de dados se deu através de câmera de vídeo e gravadores e foi feita em três fases: durante reuniões prévias à intervenção em sala de aula, bem como durante as aulas e em reuniões posteriores à implementação da prática em sala de aula. Para a coleta de dados, além das gravações, a pesquisadora fez uso de diários de campo que foram transcritos e analisados e um mapa explanatório sobre metáforas conceituais sobre leitura foi construído. À partir desse mapa, estabeleceu-se uma comparação/contraste entre a fala da professora e a maneira implícita que estas concepções influenciavam sua prática pedagógica. As metáforas encontradas foram 1)LEITURA É UM JOGO 2)O PROFESSOR É UM TREINADOR/ DIRETOR E MAESTRO 3) ALUNOS SÃO JOGADORES E ATORES, refletindo assim a maneira pela qual esta professora concebe respectivamente a leitura, a prática em sala de aula e seus alunos. Este estudo fornece um método de pesquisa de análise de crenças dos professores através destas metáforas conceituais, levando professores a uma reflexão sobre seus conceitos, no caso específico sobre leitura, e como estes influenciam sua prática implicitamente. The objective of this research is to show in which way teachers conceive their own reading concepts and if they influence these teachers' practice in the classroom. This study intends to discuss the metaphorical content in the speech of a teacher becoming a researcher reflecting on her reading concepts and conflicts in the presence of new paradigms while implemented new materials in one advanced English group from high school in a public school in Florianópolis. The data collection was based on video camera and tape recorders and it was made in three phases: during pre counseling meetings before classroom intervention as well as pos-counseling meetings after classroom practice implementation. Besides video and tape recorders, the researcher also made use of research diaries which were transcribed and analyzed and an explanatory map about conceptual metaphors on reading was built. From this map, a comparison was established between the teacher's speech and the implicit way these conceptions influenced her pedagogical practice. The metaphors found were: 1) READING IS A GAME 2) THE TEACHER IS A TRAINER/DIRECTOR AND ORCHESTRA CONDUCTOR 3) STUDENTS ARE PLAYERS AND ACTORS reflecting the way this teacher conceives respectively reading, her classroom practice and her students. This study provides an analysis of teachers' beliefs research method through these conceptual metaphors, fostering teachers to reflect about their concepts, in this specific case about reading and how these concepts influence implicitly their practice.Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaStanzioni, Adriana Regina Baiocco2012-10-22T08:01:19Z2012-10-22T08:01:19Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf230685http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:07:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88354Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:07:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
title |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
spellingShingle |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms Stanzioni, Adriana Regina Baiocco Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Pratica de ensino Metafora |
title_short |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
title_full |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
title_fullStr |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
title_full_unstemmed |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
title_sort |
A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms |
author |
Stanzioni, Adriana Regina Baiocco |
author_facet |
Stanzioni, Adriana Regina Baiocco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Josalba Ramalho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stanzioni, Adriana Regina Baiocco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Pratica de ensino Metafora |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Pratica de ensino Metafora |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T08:01:19Z 2012-10-22T08:01:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
230685 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354 |
identifier_str_mv |
230685 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652231780597760 |