A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanzioni, Adriana Regina Baiocco
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_a99ba62b4ab2f18f1388fccd549b6abd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88354
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigmsLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLeituraPratica de ensinoMetaforaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O objetivo desta investigação é mostrar a maneira com que os professores concebem seus próprios conceitos de leitura e se os mesmos influenciam sua prática em sala de aula e também discutir o conteúdo metafórico da fala de uma professora se tornando pesquisadora, enquanto implementa materiais novos em uma turma avançada de inglês da primeira série do ensino médio em um colégio público em Florianópolis, refletindo sobre seus conceitos de leitura e conflitos na presença de novos paradigmas. A coleta de dados se deu através de câmera de vídeo e gravadores e foi feita em três fases: durante reuniões prévias à intervenção em sala de aula, bem como durante as aulas e em reuniões posteriores à implementação da prática em sala de aula. Para a coleta de dados, além das gravações, a pesquisadora fez uso de diários de campo que foram transcritos e analisados e um mapa explanatório sobre metáforas conceituais sobre leitura foi construído. À partir desse mapa, estabeleceu-se uma comparação/contraste entre a fala da professora e a maneira implícita que estas concepções influenciavam sua prática pedagógica. As metáforas encontradas foram 1)LEITURA É UM JOGO 2)O PROFESSOR É UM TREINADOR/ DIRETOR E MAESTRO 3) ALUNOS SÃO JOGADORES E ATORES, refletindo assim a maneira pela qual esta professora concebe respectivamente a leitura, a prática em sala de aula e seus alunos. Este estudo fornece um método de pesquisa de análise de crenças dos professores através destas metáforas conceituais, levando professores a uma reflexão sobre seus conceitos, no caso específico sobre leitura, e como estes influenciam sua prática implicitamente. The objective of this research is to show in which way teachers conceive their own reading concepts and if they influence these teachers' practice in the classroom. This study intends to discuss the metaphorical content in the speech of a teacher becoming a researcher reflecting on her reading concepts and conflicts in the presence of new paradigms while implemented new materials in one advanced English group from high school in a public school in Florianópolis. The data collection was based on video camera and tape recorders and it was made in three phases: during pre counseling meetings before classroom intervention as well as pos-counseling meetings after classroom practice implementation. Besides video and tape recorders, the researcher also made use of research diaries which were transcribed and analyzed and an explanatory map about conceptual metaphors on reading was built. From this map, a comparison was established between the teacher's speech and the implicit way these conceptions influenced her pedagogical practice. The metaphors found were: 1) READING IS A GAME 2) THE TEACHER IS A TRAINER/DIRECTOR AND ORCHESTRA CONDUCTOR 3) STUDENTS ARE PLAYERS AND ACTORS reflecting the way this teacher conceives respectively reading, her classroom practice and her students. This study provides an analysis of teachers' beliefs research method through these conceptual metaphors, fostering teachers to reflect about their concepts, in this specific case about reading and how these concepts influence implicitly their practice.Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaStanzioni, Adriana Regina Baiocco2012-10-22T08:01:19Z2012-10-22T08:01:19Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf230685http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:07:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88354Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:07:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
title A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
spellingShingle A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
Stanzioni, Adriana Regina Baiocco
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Pratica de ensino
Metafora
title_short A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
title_full A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
title_fullStr A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
title_full_unstemmed A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
title_sort A teacher becoming a researcher: metaphorical concepts of reading and teaching paradigms
author Stanzioni, Adriana Regina Baiocco
author_facet Stanzioni, Adriana Regina Baiocco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Stanzioni, Adriana Regina Baiocco
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Pratica de ensino
Metafora
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Pratica de ensino
Metafora
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T08:01:19Z
2012-10-22T08:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 230685
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354
identifier_str_mv 230685
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88354
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652231780597760