Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_aae88f3c6b4b99a0897f55bff441c373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129860 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda.Plano de negócioViabilidadeVinhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este estudo tem por objetivo verificar a viabilidade de uma empresa especializada em consultoria e serviços pedagógicos relacionados ao vinho. Para atender esse objetivo desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva visando levantar os aspectos relacionados a um plano de negócios. Para a identificação do mercado de clientes realizou-se uma pesquisa de marketing com consumidores de vinho em um supermercado, uma turma do curso de Gastronomia e uma loja especializada de Florianópolis. Para a identificação do mercado concorrente realizou-se uma pesquisa por telefone com as duas lojas de vinho que estão há mais tempo no mercado e são as mais conhecidas dos consumidores. Assim, para testar a viabilidade desse negócio analisou-se os aspectos do ambiente externo, destacando a conjuntura social, cultural, demográfica, econômica e tecnológica que influenciam uma empresa. A pesquisa de marketing procura identificar o perfil dos apreciadores de vinho de Florianópolis e a aceitabilidade de serviços referentes a esse tema, onde os concorrentes são, quase que exclusivamente, as lojas especializadas já estabelecidas. Assim, considerando a região de Florianópolis, não há uma empresa que concentre vários serviços relacionados ao vinho e que os execute com alto grau de personalização. 0 que existe são lojas especializadas que comercializam o produto e constituem-se nos principais locais onde os consumidores esclarecem suas dúvidas. Em relação ao setor de vinhos brasileiro procura-se destacar as tendências de consumo e comportamento. A definição do negócio, a descrição detalhada dos serviços e das instalações, a divisão das responsabilidades e a definição do mix de marketing procuram esclarecer e possibilitar ao leitor a visualização da estrutura e do funcionamento da empresa A análise financeira demonstra a viabilidade do negócio, resgatando aspectos definidos ao longo do trabalho e constitui-se na última etapa deste estudo. Por fim, são feitas as considerações finais, sugestões e recomendações para trabalhos futuros.Florianópolis, SCZaneIla, Liane Carly HennesUniversidade Federal de Santa Catarina.Zanol, Viviane2015-02-12T18:21:58Z2015-02-12T18:21:58Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis159 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T18:21:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T18:21:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
title |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
spellingShingle |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. Zanol, Viviane Plano de negócio Viabilidade Vinho |
title_short |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
title_full |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
title_fullStr |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
title_full_unstemmed |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
title_sort |
Enoart Consultoria em vinhos Ltda. |
author |
Zanol, Viviane |
author_facet |
Zanol, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ZaneIla, Liane Carly Hennes Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanol, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de negócio Viabilidade Vinho |
topic |
Plano de negócio Viabilidade Vinho |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2015-02-12T18:21:58Z 2015-02-12T18:21:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652310571646976 |