Enoart Consultoria em vinhos Ltda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanol, Viviane
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_aae88f3c6b4b99a0897f55bff441c373
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Enoart Consultoria em vinhos Ltda.Plano de negócioViabilidadeVinhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este estudo tem por objetivo verificar a viabilidade de uma empresa especializada em consultoria e serviços pedagógicos relacionados ao vinho. Para atender esse objetivo desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva visando levantar os aspectos relacionados a um plano de negócios. Para a identificação do mercado de clientes realizou-se uma pesquisa de marketing com consumidores de vinho em um supermercado, uma turma do curso de Gastronomia e uma loja especializada de Florianópolis. Para a identificação do mercado concorrente realizou-se uma pesquisa por telefone com as duas lojas de vinho que estão há mais tempo no mercado e são as mais conhecidas dos consumidores. Assim, para testar a viabilidade desse negócio analisou-se os aspectos do ambiente externo, destacando a conjuntura social, cultural, demográfica, econômica e tecnológica que influenciam uma empresa. A pesquisa de marketing procura identificar o perfil dos apreciadores de vinho de Florianópolis e a aceitabilidade de serviços referentes a esse tema, onde os concorrentes são, quase que exclusivamente, as lojas especializadas já estabelecidas. Assim, considerando a região de Florianópolis, não há uma empresa que concentre vários serviços relacionados ao vinho e que os execute com alto grau de personalização. 0 que existe são lojas especializadas que comercializam o produto e constituem-se nos principais locais onde os consumidores esclarecem suas dúvidas. Em relação ao setor de vinhos brasileiro procura-se destacar as tendências de consumo e comportamento. A definição do negócio, a descrição detalhada dos serviços e das instalações, a divisão das responsabilidades e a definição do mix de marketing procuram esclarecer e possibilitar ao leitor a visualização da estrutura e do funcionamento da empresa A análise financeira demonstra a viabilidade do negócio, resgatando aspectos definidos ao longo do trabalho e constitui-se na última etapa deste estudo. Por fim, são feitas as considerações finais, sugestões e recomendações para trabalhos futuros.Florianópolis, SCZaneIla, Liane Carly HennesUniversidade Federal de Santa Catarina.Zanol, Viviane2015-02-12T18:21:58Z2015-02-12T18:21:58Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis159 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T18:21:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T18:21:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
title Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
spellingShingle Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
Zanol, Viviane
Plano de negócio
Viabilidade
Vinho
title_short Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
title_full Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
title_fullStr Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
title_full_unstemmed Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
title_sort Enoart Consultoria em vinhos Ltda.
author Zanol, Viviane
author_facet Zanol, Viviane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ZaneIla, Liane Carly Hennes
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanol, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócio
Viabilidade
Vinho
topic Plano de negócio
Viabilidade
Vinho
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-02-12T18:21:58Z
2015-02-12T18:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652310571646976