“Lá no alto se canta o tempo inteiro”: formas de ensinamentos Guarani-Mbya e o potencial do canto como (trans)formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abel, Renata Andriolo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200516
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling “Lá no alto se canta o tempo inteiro”: formas de ensinamentos Guarani-Mbya e o potencial do canto como (trans)formaçãoGuarani MbyaEducação indígenaCantosEscutaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Com base em trabalho etnográfico com os Guarani Mbya na Terra Indígena M’Biguaçu, no litoral catarinense, esta pesquisa busca compreender de que maneira os kyringue mborai (cantos das crianças) inauguram caminhos de ensinar, aprender e conhecer, constituindo um dispositivo educacional do nhandereko (modo de vida guarani). O aprimoramento de certos sentidos usualmente tido como dados biologicamente, como o escutar, bem como determinadas afecções que as traduções de algumas canções elencam, apontam que fazer sentido é, antes que entender racionalmente um significado, fazer sentir. Além disso, discute-se como essas questões reverberam nos modos mbya de conhecer, apontando para os caminhos por onde os saberes circulam. Por fim, o cantar surge como um modo singular de tornar sensível o corpo, constituindo-o enquanto lugar de circulação ao estabelecer, através das ressonâncias, caminhos de acesso às palavras de outros e de abertura a determinadas afecções, compondo, assim, uma chave importante do processo de (trans)formação da pessoa mbya.Florianópolis, SCZea, Evelyn Martina SchulerUniversidade Federal de Santa CatarinaAbel, Renata Andriolo2019-09-11T20:39:35Z2019-09-11T20:39:35Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200516info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-11T20:39:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200516Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-11T20:39:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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