Aprendizagem de uma rede global transnacional à luz da aprendizagem multinível: estudo de caso no setor postal internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilbert, Julieta Kaoru Watanabe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214257
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
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spelling Aprendizagem de uma rede global transnacional à luz da aprendizagem multinível: estudo de caso no setor postal internacionalEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalServico postalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A aprendizagem transforma o aprendiz. Assim como organizações podem aprender, uma rede interorganizacional também pode se transformar ao vivenciar um processo de aprendizagem. É sobre esse processo que trata esta tese. O construto que revela o processo de aprendizagem de uma rede denomina-se network learning ? que nesta pesquisa se traduziu por ?aprendizagem da rede? (ADR). Uma revisão integrativa realizada revelou que estudos sobre ADR são escassos e pouco se sabe como o processo de aprendizagem de uma rede ocorre. Assim, o objetivo da presente tese é compreender como ocorre o processo de aprendizagem de uma rede (ADR) composta por organizações de diferentes países. O fenômeno foi investigado sob as lentes teóricas da aprendizagem multinível. A estratégia empregada foi um estudo de caso na rede EMS, pertencente ao setor postal internacional, na qual foi possível identificar a ocorrência de ADR. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e consulta a documentos, e submetidos à análise temática. Os resultados mostraram que o processo de aprendizagem da rede EMS (ADR-EMS) apresentou quatro dinâmicas e oito subprocessos, que geraram as transformações da rede evidenciando o seu aprendizado. O fenômeno da ADR pode ser influenciado por características da própria rede, por fatores ambientais, relacionais, organizacionais e por indivíduos que representam suas organizações na rede. A existência de uma unidade de coordenação para gestão executiva e operacional do processo de ADR-EMS mostrou-se essencial para seu processo de aprendizagem. A ADR-EMS evidenciou que é possível uma rede aprender, mesmo com uma dimensão de mais de uma centena de membros, de nacionalidades diversas, com diferentes realidades em matéria de nível de desenvolvimento. A tese contribui com a academia ao lhe acrescentar uma pesquisa sobre uma temática ainda recente e propor novas investigações sobre o construto. O trabalho contribui igualmente com o campo da gestão corporativa, ao fornecer elementos que poderão auxiliar no suporte de gestão de redes interorganizacionais que visam a transformações estratégicas de um setor de atuação.Abstract: Learning transforms the learner. Just like organizations can go through a learning process so can interorganizational networks be transformed by experiencing this. This dissertation is about the above described process. The construct that reveals the learning process of a network is called network learning. An integrative review revealed that studies on network learning are scarce and little is known about how the learning process of a network takes place. Thus, the aim of this dissertation is to understand how the learning process of a network composed of organisations from different countries occurs. The phenomenon was investigated under the theoretical lens of multi-level learning. A case study of the international postal EMS network was carried out, where it was possible to identifiy the evidence of network learning. Data were collected through interviews and documents, and thereafter submitted to thematic analysis. The results showed that the learning process of the EMS network presented four dynamics and eight subprocesses, which generated the transformations of the network evidencing its learning. The phenomenon of network learning can be influenced by the characteristics of the network itself, by environmental, relational and organizational factors, and by individuals who represent their organizations in the network. The existence of a coordination unit for executive and operational management of the EMS network learning process proved to be essential for its success. The case of the EMS network has shown that it is possible for a network to learn, even with a size of more than a hundred members, of different nationalities, with different backgrounds concerning infrastructure development within the different postal organizations. The dissertation contributes to academia by adding a research project on a recent theme and proposing future investigations of the construct. The work also contributes to the field of corporate management by providing elements that may assist in the support of interorganizational network management aiming at the strategic transformations of a sector of activity.Dandolini, Gertrudes AparecidaSteil, Andrea ValériaUniversidade Federal de Santa CatarinaWilbert, Julieta Kaoru Watanabe2020-10-21T21:02:58Z2020-10-21T21:02:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis292 p.| il., gráfs.application/pdf369748https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214257porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:02:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:02:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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