Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanáliseEnfermagemEducação em enfermagemTecnologia EducacionalAprendizagemTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.A educação no mundo atual exige dos educadores uma constante evolução nas metodologias que incentivam alunos dos mais diversos graus de instrução a aprenderem ativamente. O processo de ensino na enfermagem exige que estes futuros profissionais, consigam apreender conteúdos e habilidades de forma crítica e reflexiva, a fim de tomar sempre a melhor decisão possível em condições envolvendo pacientes nas mais diversas situações de saúde. Neste contexto, as tecnologias educativas na formação em saúde vêm sendo cada vez mais utilizadas em intervenções educacionais, no sentido de facilitar a compreensão de diferentes conteúdos, respeitando-se os limites e o ritmo de aprendizagem dos estudantes e proporcionando o protagonismo do aluno neste processo. Assim, o objetivo do estudo propõe analisar as contribuições das tecnologias educativas digitais no ensino e aprendizagem em enfermagem, publicadas nos últimos 5 anos. Trata-se de uma revisão sistemática sem metanálise, com abordagem quantitativa. A busca por referências foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, SCOPUS, CINAHL, SciELO e LILACS, em agosto de 2018. O desenvolvimento do estudo seguiu as seguintes etapas: 1) Enquadrando uma questão para uma revisão, 2) Identificando trabalhos relevantes, 3) Avaliando a qualidade dos estudos, 4) Sumarizando as evidências, e 5) Interpretando os resultados. Como critérios de inclusão foram definidos: estudos originais com desenho quantitativo; estudos que abordam a utilização de tecnologias educativas informatizadas no ensino e aprendizagem de enfermagem; publicados de janeiro/2013 a julho/2018; com resumo e texto completo disponível; publicados nos idiomas inglês, espanhol e português. Foram encontrados 537 artigos na busca inicial, sendo incluídos 11 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. O nível de evidência das publicações foi classificado de acordo com o Instituto Joanna Briggs. Os resultados da revisão revelaram que a maioria dos estudos foi desenvolvido no Brasil (7; 63,63%); publicados nos últimos 3 anos (7; 63,63%) e com classificação de nível de evidencia 2.c - Estudos quase experimentais controlados prospectivamente (9; 81,81%). Os Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (7; 63,63%) e jogos sérios (4; 36,36%), foram as tecnologias mais utilizadas nos estudos analisados. Os estudos apontaram melhorias nos escores de aprendizagem no pós-teste em relação ao pré-teste (p<0,05). Conclui-se que as tecnologias educativas podem promover resultados positivos na aprendizagem de alunos de enfermagem e ainda, que há uma evidente lacuna no desenvolvimento de estudos nesta área, que abordem a criação, implementação e avaliação dos resultados na aprendizagem a partir da aplicação de tecnologias educacionais informatizadas no ensino em enfermagem, sendo este um campo de atuação futura para enfermeiros docentes e pesquisadores.Florianópolis, SCAlvarez, Ana GrazielaUniversidade Federal de Santa CatarinaEspindola, Jader Darney2018-11-19T22:28:03Z2018-11-19T22:28:03Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T22:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191331Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T22:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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