Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Jader Darney
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
id UFSC_ab234e2aa456ede0d42b6aaf5234bd60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191331
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanáliseEnfermagemEducação em enfermagemTecnologia EducacionalAprendizagemTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.A educação no mundo atual exige dos educadores uma constante evolução nas metodologias que incentivam alunos dos mais diversos graus de instrução a aprenderem ativamente. O processo de ensino na enfermagem exige que estes futuros profissionais, consigam apreender conteúdos e habilidades de forma crítica e reflexiva, a fim de tomar sempre a melhor decisão possível em condições envolvendo pacientes nas mais diversas situações de saúde. Neste contexto, as tecnologias educativas na formação em saúde vêm sendo cada vez mais utilizadas em intervenções educacionais, no sentido de facilitar a compreensão de diferentes conteúdos, respeitando-se os limites e o ritmo de aprendizagem dos estudantes e proporcionando o protagonismo do aluno neste processo. Assim, o objetivo do estudo propõe analisar as contribuições das tecnologias educativas digitais no ensino e aprendizagem em enfermagem, publicadas nos últimos 5 anos. Trata-se de uma revisão sistemática sem metanálise, com abordagem quantitativa. A busca por referências foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, SCOPUS, CINAHL, SciELO e LILACS, em agosto de 2018. O desenvolvimento do estudo seguiu as seguintes etapas: 1) Enquadrando uma questão para uma revisão, 2) Identificando trabalhos relevantes, 3) Avaliando a qualidade dos estudos, 4) Sumarizando as evidências, e 5) Interpretando os resultados. Como critérios de inclusão foram definidos: estudos originais com desenho quantitativo; estudos que abordam a utilização de tecnologias educativas informatizadas no ensino e aprendizagem de enfermagem; publicados de janeiro/2013 a julho/2018; com resumo e texto completo disponível; publicados nos idiomas inglês, espanhol e português. Foram encontrados 537 artigos na busca inicial, sendo incluídos 11 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. O nível de evidência das publicações foi classificado de acordo com o Instituto Joanna Briggs. Os resultados da revisão revelaram que a maioria dos estudos foi desenvolvido no Brasil (7; 63,63%); publicados nos últimos 3 anos (7; 63,63%) e com classificação de nível de evidencia 2.c - Estudos quase experimentais controlados prospectivamente (9; 81,81%). Os Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (7; 63,63%) e jogos sérios (4; 36,36%), foram as tecnologias mais utilizadas nos estudos analisados. Os estudos apontaram melhorias nos escores de aprendizagem no pós-teste em relação ao pré-teste (p<0,05). Conclui-se que as tecnologias educativas podem promover resultados positivos na aprendizagem de alunos de enfermagem e ainda, que há uma evidente lacuna no desenvolvimento de estudos nesta área, que abordem a criação, implementação e avaliação dos resultados na aprendizagem a partir da aplicação de tecnologias educacionais informatizadas no ensino em enfermagem, sendo este um campo de atuação futura para enfermeiros docentes e pesquisadores.Florianópolis, SCAlvarez, Ana GrazielaUniversidade Federal de Santa CatarinaEspindola, Jader Darney2018-11-19T22:28:03Z2018-11-19T22:28:03Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T22:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191331Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T22:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
title Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
spellingShingle Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
Espindola, Jader Darney
Enfermagem
Educação em enfermagem
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
title_short Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
title_full Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
title_fullStr Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
title_full_unstemmed Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
title_sort Contribuições das Tecnologias Educativas Digitais no Ensino e Aprendizagem em Enfermagem: revisão sistemática sem metanálise
author Espindola, Jader Darney
author_facet Espindola, Jader Darney
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarez, Ana Graziela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Espindola, Jader Darney
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Tecnologia Educacional
Aprendizagem
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19T22:28:03Z
2018-11-19T22:28:03Z
2018-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652394453532672