A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_ab792eec5961b13fbf7d9925f8afd450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218757 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de FpolisEspaço EscolarEducação FísicaPrática PedagógicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A presente pesquisa, de caráter documental e autoetnográfica, objetiva compreender como as escolhas dos espaços de aula durante uma experiência de estágio curricular supervisionado em Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, impactam no “sucesso/fracasso” das “boas práticas” pedagógicas. Como fonte do estudo serão utilizados a análise de conjuntura e planejamento de ensino do estagiário, os documentos e propostas pedagógicas associados à educação na rede em questão, os registros de observação de aulas de estágio do professor da turma e posteriormente do estagiário, bem como o Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE). Para a análise do conteúdo dos documentos foi utilizado o método de análise proposto por André (2013), que consiste uma leitura inicial dos materiais e documentos como os registros de observação de aula procurando, simultaneamente, identificar o que necessita de mais atenção para ser correlacionado ao problema da pesquisa, seguida de uma organização desse material em categorias. E por fim, um diálogo com a literatura existente, recorrendo aos fundamentos teóricos do estudo e às pesquisas correlacionadas, estabelecendo conexões e relações. O presente estudo demonstra que aspectos como: a ressignificação dos espaços, buscando não se limitar às características apresentadas pelos mesmos; o exercício de problematização como parte integrante dos processos em aula; a participação dos estudantes na organização dos espaços; e o bom embasamento teórico referente a questão de espaços pedagógicos, foram relevantes para um movimento em direção a uma boa prática pedagógica. Essa pesquisa contribuiu com a produção do conhecimento sobre as reflexões acerca das relações entre a escolha dos espaços de aula e a prática pedagógica na formação inicial de professores de Educação Física.Florianópolis, SCPinto, Fábio MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Matheus Odilon de2020-12-21T02:17:48Z2020-12-21T02:17:48Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-21T02:17:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218757Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-21T02:17:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
title |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
spellingShingle |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis Jesus, Matheus Odilon de Espaço Escolar Educação Física Prática Pedagógica |
title_short |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
title_full |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
title_fullStr |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
title_full_unstemmed |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
title_sort |
A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis |
author |
Jesus, Matheus Odilon de |
author_facet |
Jesus, Matheus Odilon de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Fábio Machado Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Matheus Odilon de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço Escolar Educação Física Prática Pedagógica |
topic |
Espaço Escolar Educação Física Prática Pedagógica |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21T02:17:48Z 2020-12-21T02:17:48Z 2020-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652225826783232 |