A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Matheus Odilon de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_ab792eec5961b13fbf7d9925f8afd450
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218757
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de FpolisEspaço EscolarEducação FísicaPrática PedagógicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A presente pesquisa, de caráter documental e autoetnográfica, objetiva compreender como as escolhas dos espaços de aula durante uma experiência de estágio curricular supervisionado em Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, impactam no “sucesso/fracasso” das “boas práticas” pedagógicas. Como fonte do estudo serão utilizados a análise de conjuntura e planejamento de ensino do estagiário, os documentos e propostas pedagógicas associados à educação na rede em questão, os registros de observação de aulas de estágio do professor da turma e posteriormente do estagiário, bem como o Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE). Para a análise do conteúdo dos documentos foi utilizado o método de análise proposto por André (2013), que consiste uma leitura inicial dos materiais e documentos como os registros de observação de aula procurando, simultaneamente, identificar o que necessita de mais atenção para ser correlacionado ao problema da pesquisa, seguida de uma organização desse material em categorias. E por fim, um diálogo com a literatura existente, recorrendo aos fundamentos teóricos do estudo e às pesquisas correlacionadas, estabelecendo conexões e relações. O presente estudo demonstra que aspectos como: a ressignificação dos espaços, buscando não se limitar às características apresentadas pelos mesmos; o exercício de problematização como parte integrante dos processos em aula; a participação dos estudantes na organização dos espaços; e o bom embasamento teórico referente a questão de espaços pedagógicos, foram relevantes para um movimento em direção a uma boa prática pedagógica. Essa pesquisa contribuiu com a produção do conhecimento sobre as reflexões acerca das relações entre a escolha dos espaços de aula e a prática pedagógica na formação inicial de professores de Educação Física.Florianópolis, SCPinto, Fábio MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Matheus Odilon de2020-12-21T02:17:48Z2020-12-21T02:17:48Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-21T02:17:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218757Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-21T02:17:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
title A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
spellingShingle A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
Jesus, Matheus Odilon de
Espaço Escolar
Educação Física
Prática Pedagógica
title_short A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
title_full A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
title_fullStr A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
title_full_unstemmed A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
title_sort A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
author Jesus, Matheus Odilon de
author_facet Jesus, Matheus Odilon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Fábio Machado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Matheus Odilon de
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço Escolar
Educação Física
Prática Pedagógica
topic Espaço Escolar
Educação Física
Prática Pedagógica
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T02:17:48Z
2020-12-21T02:17:48Z
2020-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652225826783232