Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
id |
UFSC_ab902768dd1827349a6b5d32b328da50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188648 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSCPEC-G; Cooperação Sul-Sul; Educação; Brasil; Guiné-Bissau.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.O presente trabalho objetiva descrever o processo de cooperação na área da educação, analisando o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). Este programa se insere nos acordos da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, mais especificamente a Cooperação Sul-Sul, tendo como estudo de caso a relação do Brasil com a Guiné-Bissau. Para lograr tais objetivos, aborda-se a política de cooperação Internacional com base nas concepções acerca da globalização após a Guerra-fria, como processo que gera crescente interdependência dos Estados soberanos no sistema internacional, modificado por novas dinâmicas. Através de arranjos institucionais a cooperação surge como possível solução para problemas de coordenação decorrentes da interdependência. Explora-se adensadamente a abordagem do educador Paulo Freire no livro “Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo”, que de maneira profunda buscou conhecer melhor a realidade, a cultura e costumes da Guiné-Bissau, pois a educação na nação continha um viés colonialista e objetivava introduzir as crianças e os jovens em um perfil social como “seres inferiores”. Descreve-se as principais características do PEC-G, sua implementação, e como os estudantes guineenses participam desta cooperação na área da Educação Superior. Por último, permitiu-se identificar que o Brasil se caracteriza como um território de preferência e interesse dos jovens nativos de Guiné-Bissau, e conclui-se que houve ampliação na oferta de bolsas para se estudar no Brasil, ampliando o acesso à educação superior para os jovens guineenses.Florianópolis, SCda Silva, Valdir AlvimUniversidade Federal de Santa Catarinada Silva, Rolsalete Ludmila2018-07-26T10:26:52Z2018-07-26T10:26:52Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T10:27:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-26T10:27:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
title |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
spellingShingle |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC da Silva, Rolsalete Ludmila PEC-G; Cooperação Sul-Sul; Educação; Brasil; Guiné-Bissau. |
title_short |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
title_full |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
title_fullStr |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
title_full_unstemmed |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
title_sort |
Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC |
author |
da Silva, Rolsalete Ludmila |
author_facet |
da Silva, Rolsalete Ludmila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
da Silva, Valdir Alvim Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Rolsalete Ludmila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEC-G; Cooperação Sul-Sul; Educação; Brasil; Guiné-Bissau. |
topic |
PEC-G; Cooperação Sul-Sul; Educação; Brasil; Guiné-Bissau. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26T10:26:52Z 2018-07-26T10:26:52Z 2018-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652339934920704 |