Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Rolsalete Ludmila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
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spelling Cooperação Guiné-Bissau e Brasil na educação: Programa de Estudantes-Convenio de Graduação (PEC-G) na UFSCPEC-G; Cooperação Sul-Sul; Educação; Brasil; Guiné-Bissau.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.O presente trabalho objetiva descrever o processo de cooperação na área da educação, analisando o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). Este programa se insere nos acordos da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, mais especificamente a Cooperação Sul-Sul, tendo como estudo de caso a relação do Brasil com a Guiné-Bissau. Para lograr tais objetivos, aborda-se a política de cooperação Internacional com base nas concepções acerca da globalização após a Guerra-fria, como processo que gera crescente interdependência dos Estados soberanos no sistema internacional, modificado por novas dinâmicas. Através de arranjos institucionais a cooperação surge como possível solução para problemas de coordenação decorrentes da interdependência. Explora-se adensadamente a abordagem do educador Paulo Freire no livro “Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo”, que de maneira profunda buscou conhecer melhor a realidade, a cultura e costumes da Guiné-Bissau, pois a educação na nação continha um viés colonialista e objetivava introduzir as crianças e os jovens em um perfil social como “seres inferiores”. Descreve-se as principais características do PEC-G, sua implementação, e como os estudantes guineenses participam desta cooperação na área da Educação Superior. Por último, permitiu-se identificar que o Brasil se caracteriza como um território de preferência e interesse dos jovens nativos de Guiné-Bissau, e conclui-se que houve ampliação na oferta de bolsas para se estudar no Brasil, ampliando o acesso à educação superior para os jovens guineenses.Florianópolis, SCda Silva, Valdir AlvimUniversidade Federal de Santa Catarinada Silva, Rolsalete Ludmila2018-07-26T10:26:52Z2018-07-26T10:26:52Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188648porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T10:27:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-26T10:27:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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