Kunhangue Mba'e Kua: as trajetórias das mulheres cacicas Guarani Mbya de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Francine Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
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spelling Kunhangue Mba'e Kua: as trajetórias das mulheres cacicas Guarani Mbya de Santa CatarinaAntropologiaÍndios Guarani MbiáMulheresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.Esta dissertação tem como objetivo compreender quais os elementos permitiram que recentemente entre os Guarani Mbya emergissem lideranças políticas femininas, as chamadas cacicas. O estudo reflete sobre as implicações da atuação destas mulheres no cotidiano das comunidades nas quais estão inseridas, atentando principalmente ao contexto de lutas pela regulamentação de terras indígenas em Santa Catarina. A pesquisa foi feita através do acompanhamento de duas cacicas, Arminda Ribeiro (Para Poty) e Eunice Antunes (Kerexu Yxapyry), residentes respectivamente nas aldeias da Conquista (Jatay ty), localizada em Balneário Barra do Sul, e do Morro dos Cavalos (Itaty), localizada em Palhoça, ambos municípios do litoral de Santa Catarina. Através das trajetórias, depoimentos e entrevistas com as cacicas e outros/as indígenas Guarani Mbya, foi possível traçar um perfil destas lideranças e elucidar quais fatores possibilitaram o aparecimento dessas figuras como representantes políticas, assim como suas atuações e desafios no cenário político constituído pelas aldeias Guarani Mbya e sociedade envolvente. No que se refere aos aportes teóricos utilizados para compreensão da temática das cacicas Guarani Mbya, é necessário destacar que as teorias sobre mulheres indígenas enfrentam um impasse teórico marcado pela necessidade de junção de estudos sobre populações indígenas  os quais muitas vezes não levam em consideração as contribuições das mulheres indígenas e naturalizam ou negligenciam as representações de gênero dentro dos grupos indígenas e dos estudos de gênero  que ao refletir sobre  mulheres , muitas vezes as apresentam através de uma abordagem etnocêntrica e universalista, da qual as mulheres indígenas não fazem parte. Deste modo, para compreensão da problemática, foi necessário abordar a categoria gênero de forma que esta dialogasse com outras identidades discursivamente construídas, como raça, classe e etnia.<br>Abstract : This dissertation intends to comprehend the processes that allowed female political leadership  known as cacicas  among the Guarani Mbyá. The study approaches the implications of these women leadership in their communities daily life, focusing on the struggles for Amerindian land demarcation in Santa Catarina. The research was accomplished by following two cacicas, Arminda Ribeiro (Para Poty) who lives in Conquista (Jatay'ty), located in Balneário Barra do Sul, and Eunice Antunes (Kerexu Yxapyry), resident of Morro dos Cavalos (Itaty), located in Palhoça, both locations are along the cost of Santa Catarina. Through interviews, testimonies, and trajectories of the cacicas and other Guarani Mbyá people, it was possible to draw a leadership profile and clarify which factors and context have contributed for the emergence of these women as main political representatives, as well as their contribution and challenges in the political context established in the relation between the Guarani Mbyá and the surrounding society. In what regards the theories used for the comprehension of this theme, is important to stress that theories about indigenous women face theoretical obstacles in the ethnologies as well as feminist studies. Firstly, in the ethnologies studies, for not considering the native women contribution and naturalize or neglect the gender representations within the group itself; and, secondly, in relation to gender studies, which tends to think about  women through an ethnocentric and universal approach of which native women don t belong. To understand the issue it was necessary to approach the gender category in a way to allow a more direct dialogue with other identity concepts such as race, social class and ethnicity.Ioris, Edviges MartaUniversidade Federal de Santa CatarinaRebelo, Francine Pereira2016-04-19T04:04:51Z2016-04-19T04:04:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il., mapasapplication/pdf337991https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:04:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:04:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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