Processos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Juliana Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103333
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Juliana CardosoMarques, Carlos AlbertoDelizoicov, Demetrio2013-07-16T04:09:07Z2013-07-16T04:09:07Z2013-07-16T04:09:07Z286446http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103333Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010Este trabalho discute a importância de processos formativos de educadores para que haja modificações na prática pedagógica na direção de uma educação transformadora. Para tanto, investigou-se o processo de construção curricular na administração popular de Criciúma-SC, objetivando analisar e discutir a compreensão de professores participantes a respeito do contexto da mineração do carvão e de sua utilização pedagógica no processo de construção curricular, especialmente porque a cidade ainda carrega as marcas de tal atividade econômica. O instrumento de pesquisa foi organizado e utilizado em dois momentos: inicialmente, através de entrevistas com dezenove professores, buscou-se identificar a origem do movimento, sua motivação e idealização, bem como as práticas pedagógicas em termos das situações significativas relacionadas ou não a esse particular contexto. Em um segundo momento, algumas situações significativas, expressas através de imagens/gravuras, foram utilizadas para expor o contexto da mineração aos professores, demarcando o processo pedagógico à semelhança do tema-dobradiça proposto por Freire. Da análise dos resultados foi possível concluir a existência de "vozes do silêncio" em relação à mineração do carvão naquela região, considerando que esse assunto não surgiu como tema gerador. Quanto às práticas pedagógicas do grupo de professores investigados, houve a predominância de práticas alternativas em relação às tradicionais, caracterizadas na etapa da pesquisa, frente ao contexto apresentado, através das situações significativas. Os professores conferiram relevância ao contexto e realizaram uma leitura ampla em relação à realidade da mineração. Os resultados da pesquisa indicam, ainda, que o processo formativo pelo qual os professores passaram possibilitou-lhes uma leitura ampla de contextos e práticas em direção ao toque pedagógico sobre a realidade numa perspectiva transformadora, ainda que o tema carvão não tenha aparecido diretamente no currículo. Esta pesquisa fundamenta-se nos resultados obtidos em estudos e exercício de temas-dobradiça em cursos de formação (inicial e continuada) de professores, visando contribuir com abordagens temáticas na perspectiva transformadora.This work discusses the importance of teacher-training processes in order to modify their pedagogical practice towards a transformative education. For that, the curriculum construction process during the popular administration of Criciuma-SC was investigated, with the objective of analyzing and discussing the participating teachers' comprehension about the context of coal mining and its pedagogical use, mainly because the city still suffers the consequences of such economic activity. The research instrument was organized and used in two moments: initially with interviews, when we intended to identify the origins of the movement, its motivations and idealization, such as the pedagogical practices in terms of the significant situations related or not to that particular context of coal mining. After that, some significant situations, presented as pictures, were used to expose the teachers to the mining context, delineating the pedagogical process similarly to the hinge-theme concept proposed by Freire. From the analysis of the results it was possible to perceive the existence of "silenced voices" related to coal mining in that region, considering that such subject did not emerge as a generating theme. On what concerns the pedagogical practices of the group of teachers investigated, there was the predominance of alternative practices rather than traditional practices, characterized, within the context presented, through the significant situations. The teachers gave relevance to such context; also, the research results indicate that the formative process through which the teachers went allowed them to perform a wider reading of the reality of coal mining, directing their understanding of the context and of their practices towards a transforming perspective over reality, even though the subject of mining has not been directly addressed in the curriculum. This research is based on the results obtained in studies and on the exercise of hinge-themes in teacher formation courses, being them initial or continued, aiming at contributing with thematic approaches in the transforming perspective.471 p.| il.porEducação científica e tecnológicaCiênciaCurriculosProfessores de cienciaFormaçãoProcessos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286446.pdfapplication/pdf11307740https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103333/1/286446.pdf35277f1af4c18d291dec8fb8bb3d9285MD51TEXT286446.pdf.txt286446.pdf.txtExtracted texttext/plain988119https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103333/2/286446.pdf.txt7966cc5616b0c2a6abffe375a22ba619MD52123456789/1033332014-01-12 00:48:19.188oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103333Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:48:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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