Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laydner, Marcos Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232656
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_ac2c755c9d08fc02a1acd2ebe98bd826
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232656
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamentalEducação BásicaAvaliaçãoInteligência ArtificialMachine LearningTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.Com a crescente evolução e popularização do uso de tecnologias de Machine Learning no dia a dia, é imperativo que a população geral tenha um entendimento básico sobre como essas tecnologias funcionam, de forma que sua utilização seja melhor aproveitada. Para isso, é importante que o ensino desses conceitos seja feito cedo já na Educação Básica. Com isso, algumas iniciativas têm surgido, porém a maioria não possui um modelo de avaliação dessa aprendizagem. Assim, o presente trabalho visa responder a pergunta de pesquisa: “Como automatizar a avaliação da aprendizagem de ML voltada a classificação de imagens nos anos finais do ensino fundamental?”. Dessa forma, tem-se como objetivo desenvolver e testar um modelo de análise da aprendizagem de ML na Educação Básica, adotando técnicas de Deep Learning para automatizar o processo. Isso é alcançado por meio da fundamentação teórica dos principais conceitos, uma revisão do estado da arte, o desenvolvimento do modelo de avaliação, e a sua automatização, e sua integração e avaliação no contexto de um curso da iniciativa Computação na Escola. Dessa forma, criou-se uma extensão da ferramenta CodeMaster que permite automaticamente avaliar a aprendizagem de Machine Learning do aluno, facilitando o processo, e aumentando a chance de adoção do ensino de computação nas escolas brasileiras.Florianópolis, SCGresse Von Wangenheim, Christiane AnnelieseHauck, Jean Carlo Rossa HauckUniversidade Federal de Santa CatarinaLaydner, Marcos Silva2022-03-23T23:31:33Z2022-03-23T23:31:33Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232656info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-23T23:31:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232656Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-23T23:31:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
title Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
spellingShingle Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
Laydner, Marcos Silva
Educação Básica
Avaliação
Inteligência Artificial
Machine Learning
title_short Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
title_full Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
title_fullStr Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
title_full_unstemmed Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
title_sort Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
author Laydner, Marcos Silva
author_facet Laydner, Marcos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gresse Von Wangenheim, Christiane Anneliese
Hauck, Jean Carlo Rossa Hauck
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laydner, Marcos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Avaliação
Inteligência Artificial
Machine Learning
topic Educação Básica
Avaliação
Inteligência Artificial
Machine Learning
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23T23:31:33Z
2022-03-23T23:31:33Z
2022-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232656
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092368224256