Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naz, Najma
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194250
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.
id UFSC_acbcbddd5d7b0ce03d53c2700909bf35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194250
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNaz, NajmaDal Sasso, Grace Teresinha MarconSouza, Maria de Lourdes de2019-03-28T16:55:04Z2019-03-28T16:55:04Z2016352400https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194250Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.A taxa de sobrevivência da parada cardiopulmonar continua pobre, apesar dos avanços na Ressuscitação Cardiopulmonar e no Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Muitas deficiências têm sido relatadas por pesquisadores durante a realização de cuidados de ressuscitação. Métodos de treinamento convencionais são muitas vezes insuficientes para treinar profissionais para oferecer alta qualidade nos cuidados de reanimação. Por outro lado, a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) mostrou-se como um melhor método de ensino para a ressuscitação cardiopulmonar e o treinamento em suporte avançado de vida em cardiologia. O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e a acessibilidade dos dispositivos móveis aumentaram as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora. Aplicações móveis e web permitem a produção de modelos de ensino e aprendizagem construtivos em vários contextos educacionais, mostrando o potencial de aprendizagem ativa em enfermagem. A tese teve como objetivo: Desenvolver e avaliar, o Savinglife®, uma tecnologia educacional para suporte cardiovascular básico e avançado de vida em Enfermagem.Os resultados foram divididos em três fases: a primeira fase consistiu na realização de uma revisão sistemática que avaliou o uso de métodos e tecnologias de aprendizagem baseada em problemas no ensino em ressuscitação cardiopulmonar e suporte avançado de vida em cardiologia. A metodologia de revisão sistemática Cochrane foi seguida para pesquisar em quatro bases de dados eletrônicas: PubMed, LILACS, COCHRANE e Science Direct dos estudos publicados. Entre os 164 artigos obtidos, 9 estudos foram incluídos. As evidências disponíveis sugerem que as abordagens e tecnologias de aprendizagem baseada em problemas é um melhor método de ensino para o ensino de RCP e ACLS e aumentam o conhecimento, as habilidades e as competência dos alunos. Na segunda fase, apresentamos o desenvolvimento de uma tecnologia educacional (Savinglife®, um aplicativo) para a aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar e o treinamento em suporte avançado de de vida cardiovascular. Savinglife® é uma produção tecnológica, baseada no conceito de aprendizagem virtual e com a abordagem de aprendizagem baseada em problemas. O estudo foi desenvolvido de janeiro de 2016 a novembro de 2016, utilizando cinco fases (análise, projeto, desenvolvimento, implementação, avaliação) do processo de desenvolvimento de sistemas de ensino. A tecnologia apresentou 10 cenários e 12 simulações, abrangendo diferentes aspectos do suporte básico e avançado da vida em cardiologia. O conteúdo do aplicativo pode ser acessado de forma não linear, deixando os alunos livres para construir seus conhecimentos com base em sua experiência anterior. Na terceira fase, analisamos a qualidade e a usabilidade do Savinglife®. Para validade da qualidade e conteúdo, o aplicativo foi avaliado com a ferramenta LORI. O instrumento de avaliação baseado na norma ISO 9241-11 foi utilizado para avaliação de usabilidade do Savinglife®. A avaliação envolveu 15 especialistas em enfermagem e 4 programadores de computadores. Os especialistas em enfermagem avaliaram e analisaram a qualidade e a validade do conteúdo por meio do instrumento LORI, e os programadores avaliaram a usabilidade de Savinglife® usando instrumento de usabilidade composto de 15 itens. Os resultados extrapolaram a média alvo (4 - Muito Bom) na avaliação pelos especialistas em enfermagem (4,71) e pelos programadores (4,43). A análise das médias atribuídas a todas as nove variáveis na ferramenta LORI e todas as quinze variáveis na ferramenta Usabilidade tiveram pontuações elevadas (média geral de 4,71 e 4,43, respectivamente). Dentre as variáveis que compõem o instrumento LORI 2.0, a \"Interação e Usabilidade\" (4,93 ± 0,25) teve a média mais alta. Entre as variáveis que compõem o instrumento de Usabilidade, o \"O usuário é capaz de acessar o aplicativo facilmente\" (5 ± 0,00) teve a média mais alta. A partir dos resultados, é possível confirmar que Savinglife® tem critérios de Qualidade e Usabilidade e é adequado para ser utilizado no ensino em Suporte Básico e Avançado de vida. O Savinglife® pode preencher as lacunas de aprendizagem e das habilidades na tomada de decisão dos alunos de forma segura e ética.Abstract : The survival rate from cardiac arrest remains poor despite advances in Cardiopulmonary Resuscitation and Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS). Many shortcomings have been reported by researchers during the performance of resuscitation care. Conventional training methods are often insufficient to train professionals to deliver high-quality resuscitation care. On the other hand, Problem Based Learning (PBL) approach has been shown a better instruction method for cardiopulmonary resuscitation and advanced cardiovascular life support training. The development of information and communication technologies and the accessibility of mobile devices has increased the possibilities of the teaching and learning process anywhere and anytime. Mobile and web application allows the production of constructive teaching and learning models in various educational settings, showing the potential for active learning in nursing. The objective of this thesis was to develop and evaluate, Savinglife® , an educational technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing. The results were divided in three phases: first phase consists of conducting a systematic review with the aim to evaluate the use of problem-based learning methods and technologies in the education of cardiopulmonary resuscitation and advanced cardiovascular life support. The Cochrane systematic review methodology was followed to search the four electronic databases of PubMed, LILACS, COCHRANE and Science Direct for published studies. Among 164 articles retrieved, 9 studies were finally included in the review. The available evidence suggests that problem based learning approaches and technologies is a better instruction method in the education of CPR and ACLS and enhance the knowledge, skill and competency of learners. In the second phase, we presented the development of an educational technology (Savinglife®, an app) for learning cardiopulmonary resuscitation and advanced cardiovascular life support training. Savinglife® is a technological production, based on the concept of virtual learning and problem-based learning approach. The study was developed from January 2016 to November 2016, using five phases (analyze, design, develop, implement, evaluate) of the instructional systems development process. The technology presented 10 scenarios and 12 simulations, covering different aspects of basic and advanced cardiac life support. The contents of the application can be accessed in a non-linear way leaving the students free to build their knowledge based on their previous experience. In the third phase, we analyze the quality and usability of Savinglife®. For quality and content validity the App was evaluated with LORI tool. The evaluation instrument based on the ISO 9241-11 standard was used for usability assessment of the Savinglife®. The evaluation involved 15 nursing experts and 4 computers programmers. The nursing experts assessed and analyzed the quality and validity of the content through LORI tool, and the programmers assessed the usability of Savinglife® using Usability instrument consist of 15 items. The results exceeded the target level (4 - Very Good) in the evaluation of nursing experts (4.71) and computer programmers (4.43). The analysis of the averages assigned to all nine variables in the LORI tool and all fifteen variable in the Usability tool have high mean scores (with general average of 4.71 and 4.43 respectively). Among the variables that make up the LORI 2.0 instrument, the Interaction and Usability (4.93 ± 0.25) has the highest average. Among the variables that make up the Usability instrument, the The user is able to access the application easily (5 ± 0.00) has the highest average. In the light of the obtained results, it is possible to confirm that Savinglife® has the Quality and Usability criteria and is adequate and suitable to be used in the education of BLS and ACLS. It is believed that Savinglife® can fill the gaps in learning and decision making abilities of students and can promote learning of BLS and ACLS skills in a safe and ethical manner.170 p.| il.engEnfermagemTecnologia educacionalInformática em enfermagemCardiologiaSavinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1026-T.pdfPNFR1026-T.pdfapplication/pdf4068943https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194250/1/PNFR1026-T.pdfa9e63d93db2c717977152bd71e940088MD51123456789/1942502019-03-28 13:55:06.028oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-28T16:55:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
title Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
spellingShingle Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
Naz, Najma
Enfermagem
Tecnologia educacional
Informática em enfermagem
Cardiologia
title_short Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
title_full Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
title_fullStr Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
title_full_unstemmed Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
title_sort Savinglife®: an educacional technology for basic and advanced cardiovascular life support in nursing
author Naz, Najma
author_facet Naz, Najma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Naz, Najma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Sasso, Grace Teresinha Marcon
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Maria de Lourdes de
contributor_str_mv Dal Sasso, Grace Teresinha Marcon
Souza, Maria de Lourdes de
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Enfermagem
Tecnologia educacional
Informática em enfermagem
Cardiologia
topic Enfermagem
Tecnologia educacional
Informática em enfermagem
Cardiologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-28T16:55:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-28T16:55:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194250
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 352400
identifier_str_mv 352400
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194250
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194250/1/PNFR1026-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9e63d93db2c717977152bd71e940088
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805193234579456