Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico |
id |
UFSC_accad3ba518fda53b07869d8dc8a513a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81851 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - açãoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnológicoO presente trabalho caracteriza-se por uma abordagem conceitual acerca da necessidade de formação de professores, bem como possibilidade de superar os denominados programas formais realizados por meio de atividades de ensino presencial, em uma proposta de curso de formação para professores que desejam se especializar através de modelo pedagógico onde os principais pilares são: motivação, instrumentalização e pesquisa, num processo de ensino aprendizagem estimulante e automotivo, tendo por parâmetros o desenvolvimento de um ambiente construtivista de aprendizagem enriquecido com informações, desafios, materiais textuais e programas computacionais, simulações, que provoquem a atividade compartilhada, a interatividade e a criação no sentido de adaptação, de extensão, de invenção consciente. Nesse sentido é evidente a exigência da Educação a Distância nos tempos atuais, na busca pela concretização da melhoria da qualidade em Educação. É preciso para tanto enfatizar a possibilidade de utilização de novas tecnologias, como forma de repensar e dinamizar o ensino garantindo continuidade na formação do professor, considerando a contribuição para reduzir o número de profissionais que não possuem acesso a informação atualizada. Novos paradigmas fazem com que a Educação a Distância seja considerada como prática educativa. Foi por acreditar nesta possibilidade que um capítulo deste trabalho relata a experiência vivida pelos professores da Universidade Federal do Mato Grosso num projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica, através da Educação a Distância. Este trabalho visa mostrar que a Educação seja presencial ou a Distância, precisa ser repensada, precisa promover condições para que o professor seja capaz de envolver num processo de ensino-aprendizagem. Capaz de levar o professor a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, a construir seu conhecimento, a participar ativamente do seu próprio crescimentoFlorianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Rozana Aparecida Andrade2012-10-19T08:29:19Z2012-10-19T08:29:19Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179148http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:10:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:10:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
title |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
spellingShingle |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação Oliveira, Rozana Aparecida Andrade Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação |
title_short |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
title_full |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
title_fullStr |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
title_sort |
Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação |
author |
Oliveira, Rozana Aparecida Andrade |
author_facet |
Oliveira, Rozana Aparecida Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rozana Aparecida Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T08:29:19Z 2012-10-19T08:29:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179148 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851 |
identifier_str_mv |
179148 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246416621568 |