Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rozana Aparecida Andrade
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico
id UFSC_accad3ba518fda53b07869d8dc8a513a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81851
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de professores à distância: da ação - reflexão - açãoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnológicoO presente trabalho caracteriza-se por uma abordagem conceitual acerca da necessidade de formação de professores, bem como possibilidade de superar os denominados programas formais realizados por meio de atividades de ensino presencial, em uma proposta de curso de formação para professores que desejam se especializar através de modelo pedagógico onde os principais pilares são: motivação, instrumentalização e pesquisa, num processo de ensino aprendizagem estimulante e automotivo, tendo por parâmetros o desenvolvimento de um ambiente construtivista de aprendizagem enriquecido com informações, desafios, materiais textuais e programas computacionais, simulações, que provoquem a atividade compartilhada, a interatividade e a criação no sentido de adaptação, de extensão, de invenção consciente. Nesse sentido é evidente a exigência da Educação a Distância nos tempos atuais, na busca pela concretização da melhoria da qualidade em Educação. É preciso para tanto enfatizar a possibilidade de utilização de novas tecnologias, como forma de repensar e dinamizar o ensino garantindo continuidade na formação do professor, considerando a contribuição para reduzir o número de profissionais que não possuem acesso a informação atualizada. Novos paradigmas fazem com que a Educação a Distância seja considerada como prática educativa. Foi por acreditar nesta possibilidade que um capítulo deste trabalho relata a experiência vivida pelos professores da Universidade Federal do Mato Grosso num projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica, através da Educação a Distância. Este trabalho visa mostrar que a Educação seja presencial ou a Distância, precisa ser repensada, precisa promover condições para que o professor seja capaz de envolver num processo de ensino-aprendizagem. Capaz de levar o professor a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, a construir seu conhecimento, a participar ativamente do seu próprio crescimentoFlorianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Rozana Aparecida Andrade2012-10-19T08:29:19Z2012-10-19T08:29:19Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179148http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:10:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:10:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
title Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
spellingShingle Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
Oliveira, Rozana Aparecida Andrade
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
title_full Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
title_fullStr Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
title_full_unstemmed Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
title_sort Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação
author Oliveira, Rozana Aparecida Andrade
author_facet Oliveira, Rozana Aparecida Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rozana Aparecida Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T08:29:19Z
2012-10-19T08:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179148
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851
identifier_str_mv 179148
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246416621568