O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Maria Aparecida Ana Gesser
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200626
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_ad1a14aa45136bb5d31dfac08d9193be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200626
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesaEnsino e aprendizagem.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaO acesso à comunicação e a tecnologia, atualmente, evoluíram muito. As informações se apresentam num fluxo contínuo que promovem uma interação mais efetiva e rápida entre todos. Essas transformações provocaram mudanças profundas de uma geração para outra, sobretudo em relação ao uso da telefonia móvel sem fio. No entanto, observa-se que as escolas de certa forma não foram atingidas pela chegada da referida tecnologia, apesar dos estudantes vivenciá-la fora desse espaço. O nosso Estado tem em vigor uma Lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula nas escolas estaduais, a Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008. Contudo, a mesma não conseguiu dar conta do uso do celular em sala de aula, evidenciando assim, a diferença do uso dessa tecnologia popular nesse espaço e o que acontece na realidade. Nessa perspectiva, o presente projeto pretende abordar o paradoxo no qual vivemos nas escolas, em especial na sala de aula, com relação ao uso do celular, desde a chegada da tecnologia móvel. Tem-se como objetivo geral, oportunizar ao aluno novas socializações do conhecimento por meio do uso de recursos tecnológicos, especificamente Tecnologias Móveis sem Fio (TMSF). Entendemos que alguns conceitos com relação ao ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais precisam ser revistos, pois, é necessário acompanhar as mudanças que acontecem no mundo, bem como também nas salas de aula, já que a mesma reflete a sociedade em que vivemos. Inicialmente compôs-se de uma pesquisa bibliográfica, consultando vários autores e uma pesquisa que será feita entre a professora de Língua Portuguesa e alunos, 30 estudantes do 8º Ano, turma 82, Ensino Fundamental da Escola de Educação Fundamental Professora Maria Clementina de Souza Lopes, situada no bairro São Sebastião, município de Palhoça. Sendo assim, os resultados aqui apreciados, avalia-se que os mesmos estão em consonância com os objetivos propostos com relação ao uso do celular em sala de aula como uma ferramenta pedagógica, compreendendo-o como de suma importância, pois, se verifica uma contribuição no processo de ensino e aprendizagem, entendendo-se que tal prática visa estimular os alunos, dinamiza o conteúdo, e fomenta a autonomia, a criatividade, a expansão das habilidades cognitivas e a inclusão digital dos mesmos.Access to communication and technology has envolved a lot today. Information is presented in a continuous flow that promotes a more effective and faster interaction among all. These transformations caused profound changes from one generation to another, especially regarding the use of wireless mobile telephony. Yet, it is observed that the schools were not affected by the arrival of this technology, despite the students experiencing it outside this space. Our state has a law that prohibits the use of cell phones in the classroom in state schools, Law no 14,363 of January 25, 2008. However, it could not account for the use of mobile phones inthe classroom, thus highlighting the difference in the use of this popular technology in this space and what happens in reality. From this perspective, this project aims to address the paradox in which we live in schools, especially in the classroom, regarding the use of mobile fones, since the arrived of mobile technology. Is general objective is to provide students with new knowledge socializations through the use of technological resources, specifically Wireless Mobile Technologies (TMSF). We understand that some concepts regarding teaching and learning in educational enviroments need to be reviewed, because it is necessary to follow the changes that happen in the world, as well as in the classrooms, as it reflects the society in which welive. Initially it was composed of a bibliographical research, Consulting several authors and a research that will be done between the Portuguese Language teacher and students, including the thirty students, 8th grade, class 82, Elementary School, Professor Maria Clementina de Souza Lopes, located in São Sebastião, district, Palhoça. Therefore, the results appreciated here, it is evaluated that they are in line with the proposed objectives regarding the use of mobile phones in the classroom as a pedagogical tool, understanding it as of paramount importance, because there is a contribution in the teaching and learning process, it is understood that such practice objects to stimulate students, streamlines contente, and forters autonomy, creativity, the expansion of cognitive skills and their digital inclusion.Florianópolis, SCSantos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Maria Aparecida Ana Gesser2019-09-16T20:05:11Z2019-09-16T20:05:11Z2019-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject24application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200626porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-16T20:05:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200626Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-16T20:05:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
title O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
spellingShingle O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
Trindade, Maria Aparecida Ana Gesser
Ensino e aprendizagem.
title_short O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
title_full O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
title_fullStr O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
title_full_unstemmed O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
title_sort O uso de ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental: especificamente na disciplina de língua portuguesa
author Trindade, Maria Aparecida Ana Gesser
author_facet Trindade, Maria Aparecida Ana Gesser
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Alckmar Luiz dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Maria Aparecida Ana Gesser
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem.
topic Ensino e aprendizagem.
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T20:05:11Z
2019-09-16T20:05:11Z
2019-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200626
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652361558654976