Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
id |
UFSC_ad1b297de667ec8dc38bceebfb59fe37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248262 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022Marketing PolíticoArquétipos de MarcaEleições PresidenciaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O presente trabalho de curso tem por objetivo estudar a relação entre características arquetípicas e a escolha dos eleitores, com o intuito de analisar os arquétipos mais evidenciados na campanha eleitoral dos candidatos do segundo turno das eleições presidenciais de 2022; identificar possíveis variações nas preferências arquetípicas de acordo com gênero, escolaridade e espectro político, e compreender como os arquétipos podem auxiliar na criação da imagem e posicionamento de um candidato. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de natureza básica, descritiva quanto ao seu objetivo e de um estudo de campo quanto à estratégia de abordagem do problema, composto por uma revisão bibliográfica seguida por um levantamento realizado por meio de um formulário online respondido por 406 pessoas. Os resultados indicaram que, no geral, os eleitores de Bolsonaro percebem nele características do arquétipo do "governante", enquanto os de Lula percebem características do arquétipo do "cara comum". Não foram identificadas variações significativas entre as percepções dos respondentes dos diferentes gêneros e escolaridades. Destacou-se a importância de adaptar a mensagem política de acordo com as preferências arquetípicas do público-alvo. Concluiu-se que os arquétipos podem ser utilizados estrategicamente na política para estabelecer uma conexão emocional com os eleitores e moldar a percepção pública de um candidato. Recomenda-se a realização de pesquisas futuras que explorem outros aspectos relacionados aos arquétipos na política e a realização de estudos comparativos em diferentes contextos políticos e culturais.This final paper aims to study the relationship between archetypal characteristics and voters' choice, with the objective of analyzing the most evident archetypes in the electoral campaign of the candidates in the runoff of the 2022 presidential elections; identify possible variations in archetypal preferences according to gender, education and political spectrum, and understand how archetypes can help create a candidate's image and positioning. This is a quantitative research of a basic nature, descriptive as to its objective and a field study regarding the strategy for approaching the problem, consisting of a bibliographical review followed by a survey carried out through an online form answered by 406 people . The results indicated that, in general, Bolsonaro voters perceive characteristics of the "ruler" archetype in him, while Lula voters perceive characteristics of the "regular guy" archetype. No significant variations were identified between the perceptions of respondents of different genders and educational backgrounds. The importance of adapting the political message according to the archetypal preferences of the target audience was highlighted. It was concluded that archetypes can be used strategically in politics to establish an emotional connection with voters and shape the public perception of a candidate. It is recommended that future research be carried out to explore other aspects related to archetypes in politics and that comparative studies be carried out in different political and cultural contexts.Florianópolis, SC.Ocke, Marcos Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.Martins, Emanoel AirtonPaloschi, Daniel2023-07-06T19:20:41Z2023-07-06T19:20:41Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T19:20:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T19:20:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
spellingShingle |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 Martins, Emanoel Airton Marketing Político Arquétipos de Marca Eleições Presidenciais |
title_short |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_full |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_fullStr |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_full_unstemmed |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
title_sort |
Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 |
author |
Martins, Emanoel Airton |
author_facet |
Martins, Emanoel Airton Paloschi, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Paloschi, Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ocke, Marcos Antonio de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Emanoel Airton Paloschi, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Político Arquétipos de Marca Eleições Presidenciais |
topic |
Marketing Político Arquétipos de Marca Eleições Presidenciais |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-06T19:20:41Z 2023-07-06T19:20:41Z 2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041692193783808 |