Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Emanoel Airton
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paloschi, Daniel
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_ad1b297de667ec8dc38bceebfb59fe37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248262
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022Marketing PolíticoArquétipos de MarcaEleições PresidenciaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O presente trabalho de curso tem por objetivo estudar a relação entre características arquetípicas e a escolha dos eleitores, com o intuito de analisar os arquétipos mais evidenciados na campanha eleitoral dos candidatos do segundo turno das eleições presidenciais de 2022; identificar possíveis variações nas preferências arquetípicas de acordo com gênero, escolaridade e espectro político, e compreender como os arquétipos podem auxiliar na criação da imagem e posicionamento de um candidato. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de natureza básica, descritiva quanto ao seu objetivo e de um estudo de campo quanto à estratégia de abordagem do problema, composto por uma revisão bibliográfica seguida por um levantamento realizado por meio de um formulário online respondido por 406 pessoas. Os resultados indicaram que, no geral, os eleitores de Bolsonaro percebem nele características do arquétipo do "governante", enquanto os de Lula percebem características do arquétipo do "cara comum". Não foram identificadas variações significativas entre as percepções dos respondentes dos diferentes gêneros e escolaridades. Destacou-se a importância de adaptar a mensagem política de acordo com as preferências arquetípicas do público-alvo. Concluiu-se que os arquétipos podem ser utilizados estrategicamente na política para estabelecer uma conexão emocional com os eleitores e moldar a percepção pública de um candidato. Recomenda-se a realização de pesquisas futuras que explorem outros aspectos relacionados aos arquétipos na política e a realização de estudos comparativos em diferentes contextos políticos e culturais.This final paper aims to study the relationship between archetypal characteristics and voters' choice, with the objective of analyzing the most evident archetypes in the electoral campaign of the candidates in the runoff of the 2022 presidential elections; identify possible variations in archetypal preferences according to gender, education and political spectrum, and understand how archetypes can help create a candidate's image and positioning. This is a quantitative research of a basic nature, descriptive as to its objective and a field study regarding the strategy for approaching the problem, consisting of a bibliographical review followed by a survey carried out through an online form answered by 406 people . The results indicated that, in general, Bolsonaro voters perceive characteristics of the "ruler" archetype in him, while Lula voters perceive characteristics of the "regular guy" archetype. No significant variations were identified between the perceptions of respondents of different genders and educational backgrounds. The importance of adapting the political message according to the archetypal preferences of the target audience was highlighted. It was concluded that archetypes can be used strategically in politics to establish an emotional connection with voters and shape the public perception of a candidate. It is recommended that future research be carried out to explore other aspects related to archetypes in politics and that comparative studies be carried out in different political and cultural contexts.Florianópolis, SC.Ocke, Marcos Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.Martins, Emanoel AirtonPaloschi, Daniel2023-07-06T19:20:41Z2023-07-06T19:20:41Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T19:20:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T19:20:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
spellingShingle Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
Martins, Emanoel Airton
Marketing Político
Arquétipos de Marca
Eleições Presidenciais
title_short Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_full Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_fullStr Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_full_unstemmed Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
title_sort Os arquétipos e o marketing político: Um estudo sobre a percepção dos eleitores do segundo turno das eleições presidenciais de 2022
author Martins, Emanoel Airton
author_facet Martins, Emanoel Airton
Paloschi, Daniel
author_role author
author2 Paloschi, Daniel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocke, Marcos Antonio de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Emanoel Airton
Paloschi, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Político
Arquétipos de Marca
Eleições Presidenciais
topic Marketing Político
Arquétipos de Marca
Eleições Presidenciais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06T19:20:41Z
2023-07-06T19:20:41Z
2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041692193783808