A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prevedello, Daniela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1557
Resumo: O presente estudo possui como objetivo identificar quais figuras arquetípicas estão presentes na imagem dos candidatos à presidência da República de acordo com o público jovem eleitor (18 a 24). Mediante uma pesquisa de abordagem quantitativa com a utilização de questionário (survey) estruturado para os cincos candidatos a presidência da República com maiores intenções de votos para o primeiro turno. Os dados levantados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey e a partir desta análise foram identificados quais arquétipos se fazem presentes na imagem dos candidatos de acordo com o público respondente. Desta forma estabeleceu-se que o candidato Jair Bolsonaro é visto com maior expressividade como Governante e Fora-da-lei, enquanto que Marina Silva é vista pelos respondentes como Prestativa, Cara Comum e Herói. Ciro Gomes tem presente em sua imagem o arquétipo do Bobo da Corte, já Fernando Haddad com uma pequena expressividade o arquétipo do Amante. Por outro lado, o candidato Geraldo Alckmin não teve identificado em sua imagem de forma proeminente nenhum dos 12 arquétipos, ao realizar a análise comparativa entre os candidatos.
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