A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marca
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1557 |
Resumo: | O presente estudo possui como objetivo identificar quais figuras arquetípicas estão presentes na imagem dos candidatos à presidência da República de acordo com o público jovem eleitor (18 a 24). Mediante uma pesquisa de abordagem quantitativa com a utilização de questionário (survey) estruturado para os cincos candidatos a presidência da República com maiores intenções de votos para o primeiro turno. Os dados levantados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey e a partir desta análise foram identificados quais arquétipos se fazem presentes na imagem dos candidatos de acordo com o público respondente. Desta forma estabeleceu-se que o candidato Jair Bolsonaro é visto com maior expressividade como Governante e Fora-da-lei, enquanto que Marina Silva é vista pelos respondentes como Prestativa, Cara Comum e Herói. Ciro Gomes tem presente em sua imagem o arquétipo do Bobo da Corte, já Fernando Haddad com uma pequena expressividade o arquétipo do Amante. Por outro lado, o candidato Geraldo Alckmin não teve identificado em sua imagem de forma proeminente nenhum dos 12 arquétipos, ao realizar a análise comparativa entre os candidatos. |
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A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marcaPublicidadePropagandaArquétiposMarcaCampanha eleitoralMarketing eleitoralEleições 2018O presente estudo possui como objetivo identificar quais figuras arquetípicas estão presentes na imagem dos candidatos à presidência da República de acordo com o público jovem eleitor (18 a 24). Mediante uma pesquisa de abordagem quantitativa com a utilização de questionário (survey) estruturado para os cincos candidatos a presidência da República com maiores intenções de votos para o primeiro turno. Os dados levantados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey e a partir desta análise foram identificados quais arquétipos se fazem presentes na imagem dos candidatos de acordo com o público respondente. Desta forma estabeleceu-se que o candidato Jair Bolsonaro é visto com maior expressividade como Governante e Fora-da-lei, enquanto que Marina Silva é vista pelos respondentes como Prestativa, Cara Comum e Herói. Ciro Gomes tem presente em sua imagem o arquétipo do Bobo da Corte, já Fernando Haddad com uma pequena expressividade o arquétipo do Amante. Por outro lado, o candidato Geraldo Alckmin não teve identificado em sua imagem de forma proeminente nenhum dos 12 arquétipos, ao realizar a análise comparativa entre os candidatos.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACUPFGusatti, Ciro EduardoPrevedello, Daniela2019-01-14T18:21:03Z2019-01-142019-01-14T18:21:03Z2018-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPREVEDELLO, Daniela. A percepção do público eleitor jovem sobre os candidatos à presidência da República em 2018: um estudo de imagem baseado na teoria dos arquétipos de marca. 2018. 84 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2019-01-14T18:21:03Zoai:localhost:riupf/1557Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-14T18:21:03Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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O presente estudo possui como objetivo identificar quais figuras arquetípicas estão presentes na imagem dos candidatos à presidência da República de acordo com o público jovem eleitor (18 a 24). Mediante uma pesquisa de abordagem quantitativa com a utilização de questionário (survey) estruturado para os cincos candidatos a presidência da República com maiores intenções de votos para o primeiro turno. Os dados levantados foram analisados pelos testes ANOVA e Tukey e a partir desta análise foram identificados quais arquétipos se fazem presentes na imagem dos candidatos de acordo com o público respondente. Desta forma estabeleceu-se que o candidato Jair Bolsonaro é visto com maior expressividade como Governante e Fora-da-lei, enquanto que Marina Silva é vista pelos respondentes como Prestativa, Cara Comum e Herói. Ciro Gomes tem presente em sua imagem o arquétipo do Bobo da Corte, já Fernando Haddad com uma pequena expressividade o arquétipo do Amante. Por outro lado, o candidato Geraldo Alckmin não teve identificado em sua imagem de forma proeminente nenhum dos 12 arquétipos, ao realizar a análise comparativa entre os candidatos. |
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