"Espírito livre" em Nietzsche: um logos sofista? : nova diagnose e destino à verdade
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129017 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
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"Espírito livre" em Nietzsche: um logos sofista? : nova diagnose e destino à verdadeEducaçãoEducação -FilosofiaLogosVerdadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Esta dissertação experimenta analisar o tropo nietzschiano "espírito livre" via genealogia histórico-filosófica da lide entre logos ontológico e logos sofista. Considerando a contribuição de Nietzsche ao novo destino e diagnose da verdade, a qual é termo imprescindível tanto na consolidação ontológica quanto na contestação sofista, adotou-se o caminho de tê-la como fio condutor perante a vinculação do tropo "espírito livre" à procedência genealógica sofista. Neste tropo, a transformação do caráter incondicionado ao condicionado, do consciente ao corporal, do não-contraditório ao paradoxal, do dado originariamente ao criado performaticamente, faz com que essa "nova verdade", diagnosticada e destinada por Nietzsche, aproxime-se mais do pharmakon sofista, discurso profético-oracular segundo Filóstrato, do que do organon ontológico, discurso que representa ou diz o "ser". Como os processos educativos servem-se invariavelmente de um logos, tal discussão contribui para questionar se está havendo espaço para um outro logos - o sofista - nos ambientes educativos.<br>Abstract : This Master´s thesis analyses the "free spirit" Nietzsche´s trope by historical philosophical genealogy of the conflict between ontological logos and sophistic logos. Considering the Nietzsche´s contribution to new destination and diagnosis of the truth, which is an indispensable term in ontological consolidation and sophistic contestation, have it as central thread was chosen the pathway for binding the "free spirit" trope to sophistic genealogic provenience. In this trope, the transformation of unconditioned into conditioned character, of intellective into bodily, of not contradictory into paradoxical, of originally provided into performatically created, have approached this "new truth", diagnosed and destined by Nietzsche, more of the sophistic pharmakon, oracular prophetic discourse according to Filóstrato, than of the ontological organon, discourse that represents or says the "being". This discussion contributes to question whether there is space nowadays for another logos - the sophistic - in education settings, since the educational processes utilize invariable a logos.Hardt, Lúcia SchneiderUniversidade Federal de Santa CatarinaBotelho, Danilo José Scalla2015-02-05T20:36:07Z2015-02-05T20:36:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf327986https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129017porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:36:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129017Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:36:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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