A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência. |
id |
UFSC_ad62d41f832c5e22ddb07a780038cf40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RSEste artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.2013-12-13T19:37:11Z2013-12-13T19:37:11Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783Palmeiras, Jenifer de BrumSzilagyi, Rosani SgariFávero, AltairSzilagyi, Carlos Leonardo SgariSzilagyi, Mariely Cirinoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:37:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:37:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
title |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
spellingShingle |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS Palmeiras, Jenifer de Brum |
title_short |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
title_full |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
title_fullStr |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
title_full_unstemmed |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
title_sort |
A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS |
author |
Palmeiras, Jenifer de Brum |
author_facet |
Palmeiras, Jenifer de Brum Szilagyi, Rosani Sgari Fávero, Altair Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, Mariely Cirino |
author_role |
author |
author2 |
Szilagyi, Rosani Sgari Fávero, Altair Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, Mariely Cirino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeiras, Jenifer de Brum Szilagyi, Rosani Sgari Fávero, Altair Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, Mariely Cirino |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T19:37:11Z 2013-12-13T19:37:11Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652146344722432 |