A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeiras, Jenifer de Brum
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Szilagyi, Rosani Sgari, Fávero, Altair, Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari, Szilagyi, Mariely Cirino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.
id UFSC_ad62d41f832c5e22ddb07a780038cf40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114783
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RSEste artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.2013-12-13T19:37:11Z2013-12-13T19:37:11Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783Palmeiras, Jenifer de BrumSzilagyi, Rosani SgariFávero, AltairSzilagyi, Carlos Leonardo SgariSzilagyi, Mariely Cirinoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:37:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:37:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
title A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
spellingShingle A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
Palmeiras, Jenifer de Brum
title_short A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
title_full A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
title_fullStr A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
title_full_unstemmed A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
title_sort A EFICÁCIA DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARAZINHO/RS
author Palmeiras, Jenifer de Brum
author_facet Palmeiras, Jenifer de Brum
Szilagyi, Rosani Sgari
Fávero, Altair
Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Szilagyi, Mariely Cirino
author_role author
author2 Szilagyi, Rosani Sgari
Fávero, Altair
Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Szilagyi, Mariely Cirino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeiras, Jenifer de Brum
Szilagyi, Rosani Sgari
Fávero, Altair
Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Szilagyi, Mariely Cirino
description Este artigo tem como objetivo analisar a da Universidade na formação dos professores na rede educacional do município de Carazinho/RS a partir da percepção dos professores. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias de impacto da eficácia da Universidade na formação dos docentes. A pesquisa foi mista, exploratória qualitativa e quantitativa. Após análise dos dados, concluiu-se que a eficácia da Universidade é efetiva, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de melhoria passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como formação adequada e qualificação contínua. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante, o que foi de fato aprendido na formação e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais. Os resultados indicam que o processo de melhoria vai além dos gestores, Universidade e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T19:37:11Z
2013-12-13T19:37:11Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652146344722432