Third generation perspectives on the holocaust in Everything is illuminated, by Jonathan Safran Foer, and its film adaptation, by Liev Schreiber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214260 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019. |
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Third generation perspectives on the holocaust in Everything is illuminated, by Jonathan Safran Foer, and its film adaptation, by Liev SchreiberLíngua inglesaCinema e literaturaHolocausto judeu (1939-1945)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa investiga questões relacionadas à identidade judaica na Terceira Geração do Holocausto e sua representação no romance Uma vida Iluminada (2002) escrito por Jonathan Safran Foer e a adaptação fílmica dirigida por Liev Schreiber (2005). A análise consiste em examinar e discutir como o tema identidade é desenvolvido nos personagens principais e possivelmente alterado após sua viagem realizada para a cidade fictícia chamada Trachimbrod, na Ucrânia. A jornada revela temas relacionados a memória e trauma herdados, os quais são incluídos no livro e no filme. Os personagens Jonathan e Alex são os narradores da história e eles representam dois lados da mesma moeda. Jonathan é um judeu que mora nos Estados Unidos e desconstrói a visão ideal de vida judaica, tem como idealismo da comunidade judaica antes da guerra. Jonathan finalmente entende que a esmagadora presença da herança do silêncio é enraizada em suas questões de identidade. Por outro lado, Alex, seu guia e tradutor na Ucrânia, tem o sonho de se mudar para os Estados Unidos, pois ele e seu irmão sofrem com a violência doméstica infringida por seu pai. Alex é capaz de se libertar da vida abusiva após o contato com as memórias traumáticas de seu avô. Ao contrario de Jonathan, Alex demonstra que falar sobre traumas passados pode trazer cura e fomentar novos começos. A teoria desta dissertação partirá de duas fontes principais: o crítico Zygmunt Bauman guia a investigação ao discutir a representação de identidade; enquanto Marianne Hirsch é a fonte dos conceitos relacionados a memória e trauma herdados. Muito já foi escrito sobre o Holocausto, e nesse estudo não é possível englobar o assunto na íntegra. No entanto, a discussão nunca acaba, pois as consequências dos eventos que aconteceram há mais de setenta anos continuam a serem sentidas hoje.<br>Abstract : This research investigates deep-seated issues of Jewish identity in the Third Generation of the Holocaust and how this is represented in the novel Everything is Illuminated (2002) by Jonathan Safran Foer and in its homonymous film adaptation by Liev Schreiber (2005). The analysis consists in examining and discussing how the identity of the main characters is altered after their trip to a fictional town named Trachimbrod, in Ukraine. The journey reveals themes related to memory and inherited trauma, which are dealt in the book and the film. The characters Jonathan and Alex are the narrators of the story and they represent two sides of the same coin, Jonathan is a Jew who lives in America and deconstructs the ideal view of Jewish life, also the idealism of living in a Jewish community before the war. Jonathan ultimately understands the overwhelming presence of an inheritance of silence which is imbedded in his identity questions. Alex, Jonathan?s guide and translator in Ukraine, has the dream of moving to America, as he and his brother suffered violent abuse from their father. He is only able to set himself free from an abusive life after getting in contact with the traumatic memories of his grandfather. In opposition to Jonathan, Alex ultimately demonstrates that talking about past traumas can bring healing and foster new beginnings. The theoretical framework of this thesis is mostly drawn from two main sources: critic Zygmunt Bauman?s ideas guide this investigation when I discuss the representation of identity, while Marianne Hirsh is the source of concepts on the topic of memory and inherited trauma. A lot has been written about the Holocaust, and this study is unable to encompass the subject in its entirety. The discussion, however, is never over as the consequences of the events which happened over seventy years ago continue to be felt today.Sá, Daniel Serravalle deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Emanuelle Schok Melo da2020-10-21T21:03:02Z2020-10-21T21:03:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 p.| il.application/pdf362070https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214260engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:03:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:03:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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