Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aghata Frade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123042
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013.
id UFSC_ae1f1046c37e430d4ed3c0eed63fe077
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123042
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursosContabilidadeUniversidades e faculdadesAvaliaçãoPós-graduaçãoAvaliaçãoQualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013.Este trabalho tem como objetivo verificar as relações existentes entre os indicadores de gestão e a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das Universidades Federais (UFs) e, caso comprovada esta relação, identificar quais indicadores produzem efeito sobre a qualidade. Para tanto, foram analisados os relatórios de gestão de 52 UFs no período de 2007 a 2011. A estratégia metodológica utilizada para se alcançar o objetivo proposto caracteriza-se como descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa e quanto aos procedimentos técnicos caracteriza-se como um estudo documental. Com o intuito de averiguar a relação entre as variáveis estudadas, foi elaborada a seguinte hipótese: existe relação entre as variáveis indicadores de gestão e qualidade dos cursos. Nos resultados das análises efetuadas nas UFs observou-se que a maior discrepância foi na proporção de alunos da graduação e alunos da pós-graduação: aproximadamente 30% dos alunos das UFs com melhores resultados no Índice Geral de Cursos (IGC) são da pós-graduação, enquanto que as instituições com os menores índices de qualidade, conforme a média do IGC nos anos analisados, possuíam apenas 4% dos alunos na pós-graduação. Com relação à análise de regressão de dados em painel, modelo misto, pode-se concluir que a hipótese foi aceita e os indicadores de gestão relacionados com a qualidade que explicam a variação do IGC, são: Conceito CAPES/MEC para a Pós-Graduação; Índice de Qualificação do Corpo Docente; Taxa de Sucesso na Graduação; Grau de Envolvimento Discente com Pós-Graduação com defasagem de um ano; Funcionário Equivalente por Professor Equivalente com defasagem; e Índice de Qualificação do Corpo Docente também com defasagem. Dessa forma, percebe-se que dos 6 indicadores de gestão presentes no modelo final, 3 estão relacionadas com o corpo docente, 2 com a pós-graduação e, por último, 1 com a graduação.<br>Abstract : This work aims to examine the relationships between management indicators and quality of undergraduate and graduate courses of Federal Institutions of Higher Education (UFs) and, if proven this relationship, identify which of them have effect on the quality. Therefore, it has been analyzed the annual management reports of 52 UFs in the period of 2007-2011. The strategy used to achieve the proposed objective is characterized as descriptive with qualitative and quantitative approaches and the technical procedures characterized as a documental study. In order to investigate the relationship between the variables, it was developed the following hypothesis: there is a relationship between the variables management indicators and quality of courses. In the results it was observed that the largest discrepancy in UFs was in the proportion of undergraduate students and graduate students: approximately 30% of students from UFs with better results in the General Index of Courses (IGC) is from graduate, while institutions with the lowest quality scores as the average of the IGC during the years analyzed, had only 4% of the students from graduate. Regarding the regression analysis of panel data, with mixed-effect model, it can be concluded that the hypothesis was accepted and management indicators related to quality that explain the variation in the IGC are: CAPES/MEC Concept for graduate, Qualification Index of Faculty Board; Graduate Success Rate; Degree of Involvement with the Graduate Student with a lag of one year; Equivalent Employee for Teacher Equivalent lag, and Qualification Index Faculty also lagged. Thus, in the six management indicators present in the final model, three are related to the faculty, two to the graduate and one with undergraduate.Bellen, Hans Michael vanUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Aghata Frade2014-08-06T17:43:16Z2014-08-06T17:43:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., grafs., tabs.application/pdf324097https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123042porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:43:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123042Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:43:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
title Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
spellingShingle Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
Ferreira, Aghata Frade
Contabilidade
Universidades e faculdades
Avaliação
Pós-graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
title_short Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
title_full Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
title_fullStr Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
title_full_unstemmed Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
title_sort Indicadores de gestão das instituições federais de educação superior e a qualidade dos cursos
author Ferreira, Aghata Frade
author_facet Ferreira, Aghata Frade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bellen, Hans Michael van
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aghata Frade
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Universidades e faculdades
Avaliação
Pós-graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
topic Contabilidade
Universidades e faculdades
Avaliação
Pós-graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:43:16Z
2014-08-06T17:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 324097
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123042
identifier_str_mv 324097
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652350626201600