Proposta de Contorno Rodoviário para a BR-158 no Município de Pato Branco-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodolfo Lazaro Giordani e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240546
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.
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spelling Proposta de Contorno Rodoviário para a BR-158 no Município de Pato Branco-PRProjeto RodoviárioOrçamento RodoviárioContorno RodoviárioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.A diferença de percepção entre tempo e espaço para os diferentes usuários de uma travessia urbana, geram os conflitos, naturais em termos de circulação, entre o tráfego de passagem e o necessário à manutenção das atividades locais. Enquanto o tráfego com origem e destino fora da área urbana necessita de máxima mobilidade para cumprir seus desejos de movimentação, o tráfego local necessita de maior acessibilidade a fim de unir os pontos de interesse de suas atividades. Os desejos entre mobilidade e acessibilidade encontram-se, portanto, em conflito evidente nessas vias. Da necessidade de escoamento do tráfego de passagem, assim como da continuidade interurbana da rede rodoviária nacional, legitima-se a importância da valorização da função mobilidade nessas vias. Do desejo pela movimentação de bens, pessoas e mercadorias, de maneira prática dentro da estrutura urbana, há a legitimidade da acessibilidade do sistema de vias urbanas. Ocorre, portanto, um embate entre as duas necessidades, ambas genuínas, no tráfego dos usuários das travessias. O presente trabalho utiliza-se da travessia urbana localizada em Pato Branco-PR, onde a mobilidade da rodovia BR-158, sofre, pelas suas interseções, interferência direta da acessibilidade promovida pelas atividades do contexto citadino. Portanto, propõe-se um projeto de contorno rodoviário para o município; nele elaboram-se as disciplinas de engenharia rodoviária: geometria, pavimentação, drenagem, obras complementares e sinalização, necessárias ao levantamento do quadro de quantidades e serviços para elaboração do orçamento da obra. Como fundamentação do projeto foram utilizadas as normativas aplicadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Sistema de Custos Rodoviários e Orçamentos (SICRO) empregado para levantamento de custos pelo órgão. Como resultado obteve-se as representações gráficas dos projetos das disciplinas abordadas e o orçamento compatível com o nível de detalhamento adotado para o projeto.The difference in perception between time and space among the different users of a urban roadway, generates the natural conflicts between the passing traffic and the local urban traffic. The traffic with origin and destination outside the urban area needs maximum mobility to fulfill your movements desires, in contrast, local traffic needs greater accessibility in order to unite the points of interest of its activities. The desires between mobility and accessibility are, therefore, in evident conflict in these roadways. The need to flow of passing traffic, as well as the interurban continuity of the national roadway network, became the importance of valuing the mobility function in these roads, from the desire for the movement of goods, people and commodities, in a practical way within the urban structure, there is the legitimacy of the accessibility of the urban road system. There is, therefore, a clash between the two needs, both genuine, in the traffic of the users of the urban roadways. The present work uses the urban crossing located in Pato Branco-PR, where the mobility of the BR-158 highway suffers, through its intersections, direct interference from the accessibility promoted by the activities of the city context. Therefore, a road contour project for the municipality is proposed, in which the disciplines of road engineering are elaborated: geometry, paving, drainage, complementary works and road signs, all necessary for the budget of the work. As a basis for the project, the regulations applied by the National Department of Transport Infrastructures (DNIT) and the Road Costs and Budgets System (SICRO) are used to survey costs by the agency. As a result, the project of the subjects covered and the estimate compatible with the level of detail adopted for the project were obtained.Florianópolis, SC.Rohde, LucianaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Rodolfo Lazaro Giordani e2022-10-11T14:31:53Z2022-10-11T14:31:53Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis257application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240546Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-10-11T14:31:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240546Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-11T14:31:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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