O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85419 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
id |
UFSC_aeea81e7ed1350623889ee9ae0b37ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85419 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar MorinEnfermagemEnfermagemFilosofiaEnfermagemEstudo e ensinoGerontologiaGeriatriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Os objetivos deste estudo foram identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica, nas publicações da enfermagem brasileira; refletir sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica nos cursos de graduação, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem (281 resumos, 260 sobre gerontogeriatria e 21, acerca do ensino da enfermagem gerontogeriátrica) e sete periódicos da enfermagem nacional: Revista Texto e Contexto em Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista Enfermagem da UERJ, Revista da RENE, REBEN, Revista Latino-Americana de Enfermagem (186 números de revistas, nos quais 88 artigos foram sobre gerontogeriatria e nove, referiram o ensino da enfermagem gerontogeriátrica), considerando-se o período de 1991 a 2000. O corpus deste estudo foi composto por 16 artigos científicos, sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica, nos quais utilizou-se o software para análise qualitativa - QRS-NUD*IST4. Os resultados obtidos permitiram perceber a existência deste ensino, no período pesquisado, tendo como modos de condução: a matéria obrigatória, a inserção de conteúdos específicos em matérias diversas, a participação em trabalhos de extensão e a realização de estágios extracurriculares. Os conteúdos foram apresentados através dos temas: idoso; envelhecimento; velhice; gerontologia e geriatria; enfermagem gerontogeriátrica voltada a aspectos conceituais, processo de trabalho, processo de enfermagem, cuidados aos idosos - asilados, dependentes e submetidos a cirurgia, cuidado familiar, cuidado ao cuidador familiar e atendimento domiciliário. Estes achados emprestam forte apoio à tese de que a enfermagem brasileira já começa a perceber que a área gerontogeriátrica é uma lacuna ainda não preenchida e que suscita caminhos para uma ação profissional autônoma e/ou em equipes multidisciplinares e trabalhos interdisciplinares e/ou transdisciplinares. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontogeriátrica, ou de qualquer outra matéria, na enfermagem, por meio dos princípios da Complexidade de Edgar Morin é perceber o ensino educativo enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética, dialógica, recursiva, hologramática; e direcioná-lo: a adquirir competências, liberdade e solidariedade; a desenvolver habilidades cognitivas, a aprender a pesquisar, a desenvolver aulas práticas e/ou estágios e outras atividades voltadas ao cuidado ao idoso e a realizar a religação dos saberes com outras disciplinas, tendo como alvo principal deste ensino educativo os cuidados: humano, profissional e ecológico.Florianópolis, SCGonçalves, Lúcia H. TakaseUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Silvana Sidney Costa2012-10-20T18:30:20Z2012-10-20T18:30:20Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis199 f.| il., tabs.application/pdf190580http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85419porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T07:34:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T07:34:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
title |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
spellingShingle |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin Santos, Silvana Sidney Costa Enfermagem Enfermagem Filosofia Enfermagem Estudo e ensino Gerontologia Geriatria |
title_short |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
title_full |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
title_fullStr |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
title_sort |
O ensino de enfermagem gerontogeriátrica no Brasil de 1991 a 2000 à luz da complexidade de Edgar Morin |
author |
Santos, Silvana Sidney Costa |
author_facet |
Santos, Silvana Sidney Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Lúcia H. Takase Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvana Sidney Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem Filosofia Enfermagem Estudo e ensino Gerontologia Geriatria |
topic |
Enfermagem Enfermagem Filosofia Enfermagem Estudo e ensino Gerontologia Geriatria |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T18:30:20Z 2012-10-20T18:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190580 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85419 |
identifier_str_mv |
190580 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
199 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651928506204160 |