Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarina, Alessandra Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241028
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
id UFSC_af120d41043349ccd43f32f7f914bc47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - MéxicoEnfermagemAprendizagemEducação em enfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.Introdução: Ensinar e aprender, em especial no contexto da formação profissional em enfermagem é um grande desafio. As metodologias ativas podem ser desenvolvidas de diferentes maneiras, e em diversos contextos. Neste contexto de mudança do modelo pedagógico, e com a inserção de metodologias inovadoras no ensino, faz-se necessário que o professor reflita sobre o modo de avaliar a aprendizagem, pois, a utilização de métodos tradicionais, onde a avaliação muitas vezes é seletiva é realizada como forma punitiva já não condiz com o novo paradigma de ensino. O Seminário Temático Cognitivo vem como uma estratégia inovadora na avaliação da aprendizagem. A partir de uma construção horizontal e compartilhada o Seminário Temático Cognitivo faz com o estudante se responsabilize por seu aprendizado e o docente possa constantemente avaliar suas práticas pedagógicas. Objetivo: Compreender o Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação da aprendizagem em enfermagem no contexto do Brasil e do México. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e os dados foram coletados através de observação participativa e diários de campos. Por se tratar de uma pesquisa multicêntrica o cenário escolhido foram duas universidades tradicionais no ensino em Enfermagem, a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM) México e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil. Participaram do estudo estudantes de enfermagem e docentes dos dois países. Utilizou-se como referencial teórico Benjamin Bloom e seus estudos sobre aprendizagem por objetivos. Resultados: Com potencialidade o STC revelou-se como um instrumento importante no processo ensino aprendizagem, devido a seu formato horizontal, possibilitou ao estudante um diagnóstico quanto aos conhecimentos adquiridos, e ao docente uma forma de reflexão e organização de suas práticas pedagógicas para que atendam às necessidades e particularidades de cada estudante.Abstract: Introduction: Teaching and learning, especially in the context of professional training in nursing, is a complex challenge. Active methodologies can be developed in different ways and contexts. In the ambience of changing the pedagogical model, and with the insertion of innovative methodologies in teaching, it is necessary for the teacher to reflect on how to evaluate learning since the use of traditional methods, where evaluation is often selective, is performed as a form of punishment and no longer consistent with the new teaching paradigm. The Cognitive Thematic Seminar (CTS) comes as an innovative strategy in learning assessment. From a horizontal and shared construction, the Cognitive Thematic Seminar makes the student take responsibility for their learning as well as providing the instructor with a constant evaluation of the pedagogical practices. Objective: To understand the Cognitive Thematic Seminar as a pedagogical strategy in the assessment within nursing education in the context of Brazil and Mexico. Method: A qualitative, exploratory research was constructed using data collected from participatory observation and fieldwork reports. As this is a multi-centric research, the scenario chosen involved two traditional universities in Nursing education: Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM) in Mexico and the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in Brazil. Nursing students and professors from both countries participated in the study. Benjamin Bloom?s studies on learning by objectives were applied. Results: Potentially, CTS proved to be an important instrument in the teaching-learning process, due to its horizontal form. It allowed the student to diagnose the acquired knowledge, and for the instructor it provides a reflection and organisation of their pedagogical practices in order to meet the needs and the particularities of each student.Kempfer, Silvana SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaCatarina, Alessandra Antunes2022-10-21T17:02:03Z2022-10-21T17:02:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 p.| il., gráfs.application/pdf378757https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:02:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:02:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
title Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
spellingShingle Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
Catarina, Alessandra Antunes
Enfermagem
Aprendizagem
Educação em enfermagem
title_short Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
title_full Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
title_fullStr Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
title_full_unstemmed Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
title_sort Seminário Temático Cognitivo como estratégia pedagógica na avaliação em enfermagem: experiência Brasil - México
author Catarina, Alessandra Antunes
author_facet Catarina, Alessandra Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kempfer, Silvana Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarina, Alessandra Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Aprendizagem
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Aprendizagem
Educação em enfermagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T17:02:03Z
2022-10-21T17:02:03Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378757
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241028
identifier_str_mv 378757
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652372791001088