Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,Cláudia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira,Irene Mari, Fugulin,Fernanda Maria Togeiro, Peres,Heloísa Helena Ciqueto, Castilho,Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400021
Resumo: Este relato de experiência aborda a utilização de seminários como estratégia de ensino aprendizagem na disciplina Administração em Enfermagem II, do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para o planejamento, desenvolvimento e avaliação dos seminários, adotou-se a Metodologia Dialética que concebe a construção do conhecimento em três momentos: síncrese, análise e síntese, na qual a tarefa dos professores é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento. Pressupostos-chave para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem, análise de suas experiências e possibilidade de autonomia na construção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de soluções, possibilitando situações construtivas, significativas e o desenvolvimento de competências. A discussão dos temas propostos possibilitou a aproximação da realidade pela reflexão e discussão de como os serviços estão inseridos no sistema de saúde.
id USP-8_e307c9b469a7a78ae8183a79b364f6b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002011000400021
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em EnfermagemEnsinoAprendizagemEducação superiorEducação em enfermagemEste relato de experiência aborda a utilização de seminários como estratégia de ensino aprendizagem na disciplina Administração em Enfermagem II, do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para o planejamento, desenvolvimento e avaliação dos seminários, adotou-se a Metodologia Dialética que concebe a construção do conhecimento em três momentos: síncrese, análise e síntese, na qual a tarefa dos professores é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento. Pressupostos-chave para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem, análise de suas experiências e possibilidade de autonomia na construção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de soluções, possibilitando situações construtivas, significativas e o desenvolvimento de competências. A discussão dos temas propostos possibilitou a aproximação da realidade pela reflexão e discussão de como os serviços estão inseridos no sistema de saúde.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400021Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000400021info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaPereira,Irene MariFugulin,Fernanda Maria TogeiroPeres,Heloísa Helena CiquetoCastilho,Valériapor2011-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000400021Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-09-23T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
title Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
spellingShingle Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
Prado,Cláudia
Ensino
Aprendizagem
Educação superior
Educação em enfermagem
title_short Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
title_full Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
title_fullStr Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
title_full_unstemmed Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
title_sort Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem
author Prado,Cláudia
author_facet Prado,Cláudia
Pereira,Irene Mari
Fugulin,Fernanda Maria Togeiro
Peres,Heloísa Helena Ciqueto
Castilho,Valéria
author_role author
author2 Pereira,Irene Mari
Fugulin,Fernanda Maria Togeiro
Peres,Heloísa Helena Ciqueto
Castilho,Valéria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Cláudia
Pereira,Irene Mari
Fugulin,Fernanda Maria Togeiro
Peres,Heloísa Helena Ciqueto
Castilho,Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Educação superior
Educação em enfermagem
topic Ensino
Aprendizagem
Educação superior
Educação em enfermagem
description Este relato de experiência aborda a utilização de seminários como estratégia de ensino aprendizagem na disciplina Administração em Enfermagem II, do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para o planejamento, desenvolvimento e avaliação dos seminários, adotou-se a Metodologia Dialética que concebe a construção do conhecimento em três momentos: síncrese, análise e síntese, na qual a tarefa dos professores é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento. Pressupostos-chave para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem, análise de suas experiências e possibilidade de autonomia na construção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de soluções, possibilitando situações construtivas, significativas e o desenvolvimento de competências. A discussão dos temas propostos possibilitou a aproximação da realidade pela reflexão e discussão de como os serviços estão inseridos no sistema de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002011000400021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.4 2011
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264533073920