Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
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Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática críticaEducaçãoEducação de adultosMatematicaGraficos, tabelas, etc.Estudo e ensinoFlorianopolis (SC)Pratica de ensinoEducaçao matemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA tese tem por objetivo propor e analisar práticas educativas numa perspectiva de Educação Matemática Crítica em turmas do programa nacional que integra a Educação Básica à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), campus Florianópolis, com uma turma do curso Técnico em Enfermagem do PROEJA. A pesquisa foi gerada em um processo de tomada de consciência da importância de se considerar a dimensão crítica da Educação Matemática nas atividades de ensino direcionadas a jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas. As atividades foram planejadas de modo a contemplar as habilidades de construção, leitura e interpretação crítica de gráficos e tabelas, instrumentos que permeiam as várias atividades do dia a dia e são utilizados com frequência pelos meios de comunicação. As práticas educativas desenvolvidas compõem três momentos: no primeiro, os estudantes trabalharam com gráficos e tabelas que são encontrados em revistas de circulação nacional e também com aqueles que são exigidos nas avaliações oficiais; no segundo momento os estudantes construíram gráficos e tabelas que representavam as informações obtidas no questionário socioeconômico e as tabelas e gráficos gerados a partir da atividade experimental realizada por eles; o terceiro momento consistiu na construção de cenários para investigação, a partir dos quais os estudantes puderam, além de utilizar gráficos e tabelas para representar os dados e/ou informações buscados e tratados por eles, contemplar a dimensão sociopolítica da educação matemática. A pesquisa desenvolvida mostrou que há elementos que são essenciais para a construção de uma Educação Matemática Crítica em turmas do PROEJA: os interlocutores da ação educativa, a dialogicidade, a problematização, os saberes dos educandos, o conteúdo a ser desenvolvido e a postura do professor. As atividades desenvolvidas propiciaram aos estudantes fazer relações de saberes escolares com situações do cotidiano, possibilitando a análise de problemas sociais e despertando o desejo de intervenções com transformações positivas, de caráter individual e coletivo.Florianópolis, SCFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Elenita Eliete de Lima2012-10-26T07:10:18Z2012-10-26T07:10:18Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis301 p.| il., grafs., tabs.application/pdf300757http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:57:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95922Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:57:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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