Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elenita Eliete de Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_b0873b0364a119625e11a2d6fb0febf5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95922
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática críticaEducaçãoEducação de adultosMatematicaGraficos, tabelas, etc.Estudo e ensinoFlorianopolis (SC)Pratica de ensinoEducaçao matemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA tese tem por objetivo propor e analisar práticas educativas numa perspectiva de Educação Matemática Crítica em turmas do programa nacional que integra a Educação Básica à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), campus Florianópolis, com uma turma do curso Técnico em Enfermagem do PROEJA. A pesquisa foi gerada em um processo de tomada de consciência da importância de se considerar a dimensão crítica da Educação Matemática nas atividades de ensino direcionadas a jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas. As atividades foram planejadas de modo a contemplar as habilidades de construção, leitura e interpretação crítica de gráficos e tabelas, instrumentos que permeiam as várias atividades do dia a dia e são utilizados com frequência pelos meios de comunicação. As práticas educativas desenvolvidas compõem três momentos: no primeiro, os estudantes trabalharam com gráficos e tabelas que são encontrados em revistas de circulação nacional e também com aqueles que são exigidos nas avaliações oficiais; no segundo momento os estudantes construíram gráficos e tabelas que representavam as informações obtidas no questionário socioeconômico e as tabelas e gráficos gerados a partir da atividade experimental realizada por eles; o terceiro momento consistiu na construção de cenários para investigação, a partir dos quais os estudantes puderam, além de utilizar gráficos e tabelas para representar os dados e/ou informações buscados e tratados por eles, contemplar a dimensão sociopolítica da educação matemática. A pesquisa desenvolvida mostrou que há elementos que são essenciais para a construção de uma Educação Matemática Crítica em turmas do PROEJA: os interlocutores da ação educativa, a dialogicidade, a problematização, os saberes dos educandos, o conteúdo a ser desenvolvido e a postura do professor. As atividades desenvolvidas propiciaram aos estudantes fazer relações de saberes escolares com situações do cotidiano, possibilitando a análise de problemas sociais e despertando o desejo de intervenções com transformações positivas, de caráter individual e coletivo.Florianópolis, SCFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Elenita Eliete de Lima2012-10-26T07:10:18Z2012-10-26T07:10:18Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis301 p.| il., grafs., tabs.application/pdf300757http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:57:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95922Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:57:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
title Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
spellingShingle Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
Ramos, Elenita Eliete de Lima
Educação
Educação de adultos
Matematica
Graficos, tabelas, etc.
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Pratica de ensino
Educaçao matemática
title_short Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
title_full Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
title_fullStr Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
title_full_unstemmed Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
title_sort Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica
author Ramos, Elenita Eliete de Lima
author_facet Ramos, Elenita Eliete de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Elenita Eliete de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de adultos
Matematica
Graficos, tabelas, etc.
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Pratica de ensino
Educaçao matemática
topic Educação
Educação de adultos
Matematica
Graficos, tabelas, etc.
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Pratica de ensino
Educaçao matemática
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T07:10:18Z
2012-10-26T07:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300757
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922
identifier_str_mv 300757
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652153060851712