Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marcos Lúcio de Castro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b08db9c9497341b8efaa7a885344206e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagemEngenharia de produçãoGeometriaEnsino auxiliado por computadorEnsino auxiliado por computadorAvaliaçãoMatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho propõe avaliar a implantação de um modelo moderno, com a utilização de novas ferramentas tecnológicas, visando contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da Matemática, em particular da Geometria, no ensino fundamental. Partindo-se de um histórico da Geometria e das causas de abandono em relação ao seu ensino no Brasil, tornam-se necessárias mudanças do modelo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal desta investigação é avaliar se a utilização da informática, através do software Cabri-Géomètre II, como ferramenta facilitadora da produção do saber, contribui para uma maior compreensão e aprimoramento da prática pedagógica e para construção do conhecimento do aluno.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Marcos Lúcio de Castro2012-10-18T12:06:55Z2012-10-18T12:06:55Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185979http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:15:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:15:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
title Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
spellingShingle Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
Fonseca, Marcos Lúcio de Castro
Engenharia de produção
Geometria
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
Matematica
Metodos de ensino
title_short Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
title_full Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
title_fullStr Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
title_full_unstemmed Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
title_sort Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
author Fonseca, Marcos Lúcio de Castro
author_facet Fonseca, Marcos Lúcio de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marcos Lúcio de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Geometria
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
Matematica
Metodos de ensino
topic Engenharia de produção
Geometria
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
Matematica
Metodos de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T12:06:55Z
2012-10-18T12:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185979
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256
identifier_str_mv 185979
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652104023146496