Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_b08db9c9497341b8efaa7a885344206e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80256 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagemEngenharia de produçãoGeometriaEnsino auxiliado por computadorEnsino auxiliado por computadorAvaliaçãoMatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho propõe avaliar a implantação de um modelo moderno, com a utilização de novas ferramentas tecnológicas, visando contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da Matemática, em particular da Geometria, no ensino fundamental. Partindo-se de um histórico da Geometria e das causas de abandono em relação ao seu ensino no Brasil, tornam-se necessárias mudanças do modelo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal desta investigação é avaliar se a utilização da informática, através do software Cabri-Géomètre II, como ferramenta facilitadora da produção do saber, contribui para uma maior compreensão e aprimoramento da prática pedagógica e para construção do conhecimento do aluno.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Marcos Lúcio de Castro2012-10-18T12:06:55Z2012-10-18T12:06:55Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185979http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:15:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:15:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
title |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
spellingShingle |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem Fonseca, Marcos Lúcio de Castro Engenharia de produção Geometria Ensino auxiliado por computador Ensino auxiliado por computador Avaliação Matematica Metodos de ensino |
title_short |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
title_full |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
title_fullStr |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
title_sort |
Uso da tecnologia da informática em sala de aula: um estudo da geometria no ensino fundamental com utilização de recursos interativos de aprendizagem |
author |
Fonseca, Marcos Lúcio de Castro |
author_facet |
Fonseca, Marcos Lúcio de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marcos Lúcio de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Geometria Ensino auxiliado por computador Ensino auxiliado por computador Avaliação Matematica Metodos de ensino |
topic |
Engenharia de produção Geometria Ensino auxiliado por computador Ensino auxiliado por computador Avaliação Matematica Metodos de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T12:06:55Z 2012-10-18T12:06:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185979 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256 |
identifier_str_mv |
185979 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652104023146496 |