Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_b0a34b0183dd94734bee1feaa1e3b37b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107014 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDPEducaçãoRadio na educacaoFlorianópolis (SC)Psicologia socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013Esta pesquisa objetiva analisar a experiência da Rádio Morro das Pedras, em Florianópolis, à luz do conceito de Rádio Escola, considerando a potência política envolvida no acesso aos meios de produção midiática. Relaciona, assim, as diferentes vivências de recepção pelos sujeitos da comunidade escolar, ao migrar os conceitos de micropolítica e agenciamento coletivo de desejo como hipóteses teóricas ou dispositivos. Desloca, assim, o rádio como operação pedagógica alternativa, numa linha de fuga dos clichês didáticos curriculares. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a análise qualitativa, a partir do método de estudo de caso. A pesquisa conclui com a caracterização de uma experiência contraditória na criação e desenvolvimento de uma rádio escola <br>Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar la experiencia de Radio Morro das Pedras, de Florianópolis, a la luz del concepto de la Radio escolar, teniendo en cuenta el poder político involucrado en el acceso a los medios de comunicación. Relaciona así, las distintas experiencias recogidas por los miembros de la comunidad escolar, al trasladar los conceptos de micropolítica y agenciamiento colectivo del deseo como hipótesis teóricas. Transformando así la radio en una estrategia pedagógica alternativa, una vía de escape a los clichés didácticos curriculares convencionales. El enfoque teórico metodológico utilizado fue el análisis cualitativo, a partir del método de estudio de caso. La investigación concluye con la caracterización de una experiencia contradictoria en la creación y desarrollo de uma radio escolar.Garcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaNatividade, Patrícia Duarte Silva da2013-12-05T22:58:56Z2013-12-05T22:58:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis205 p.| il., tabs.application/pdf320417https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:32:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107014Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:32:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
title |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
spellingShingle |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP Natividade, Patrícia Duarte Silva da Educação Radio na educacao Florianópolis (SC) Psicologia social |
title_short |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
title_full |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
title_fullStr |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
title_full_unstemmed |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
title_sort |
Comunicação e produção de subjetividade: o caso da rádio escola MDP |
author |
Natividade, Patrícia Duarte Silva da |
author_facet |
Natividade, Patrícia Duarte Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natividade, Patrícia Duarte Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Radio na educacao Florianópolis (SC) Psicologia social |
topic |
Educação Radio na educacao Florianópolis (SC) Psicologia social |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T22:58:56Z 2013-12-05T22:58:56Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
320417 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014 |
identifier_str_mv |
320417 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652390355697664 |