POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114803 |
Resumo: | Este estudo objetiva contribuir com a discussão sobre a Pós-Graduação buscando estabelecer um diálogo com os indicativos de qualidade que estão presentes na expansão, no reordenamento dos cursos, na qualidade analisada pelo crescimento da pesquisa ou via qualificação docente. Optou-se pelo modelo de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como fonte de dados os bancos do Censo da Educação Superior; informações disponibilizadas nos sites da CAPES/INEP. Referente aos dados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram utilizados documentos de natureza institucional; relatórios de gestão anual do período de vigência do REUNI (2008-2011). Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, na perspectiva apontada por Bardin (1977). Os resultados apontam para novas composições no cenário da organização da Pós-Graduação brasileira, onde a multidisciplinaridade/interdisciplinaridade aparece como uma das possibilidades para o enfrentamento de desafios contemporâneos. Foi possível identificar um momento favorável para o processo de qualificação docente; investimentos institucionais para o aumento no que diz respeito à concessão de bolsas; crescimento do número de discentes inseridos na Pós-Graduação e em grupos de pesquisa, impactando diretamente a região. |
id |
UFSC_b0b648368ad41668ed1c2861a923229b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114803 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADEEste estudo objetiva contribuir com a discussão sobre a Pós-Graduação buscando estabelecer um diálogo com os indicativos de qualidade que estão presentes na expansão, no reordenamento dos cursos, na qualidade analisada pelo crescimento da pesquisa ou via qualificação docente. Optou-se pelo modelo de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como fonte de dados os bancos do Censo da Educação Superior; informações disponibilizadas nos sites da CAPES/INEP. Referente aos dados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram utilizados documentos de natureza institucional; relatórios de gestão anual do período de vigência do REUNI (2008-2011). Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, na perspectiva apontada por Bardin (1977). Os resultados apontam para novas composições no cenário da organização da Pós-Graduação brasileira, onde a multidisciplinaridade/interdisciplinaridade aparece como uma das possibilidades para o enfrentamento de desafios contemporâneos. Foi possível identificar um momento favorável para o processo de qualificação docente; investimentos institucionais para o aumento no que diz respeito à concessão de bolsas; crescimento do número de discentes inseridos na Pós-Graduação e em grupos de pesquisa, impactando diretamente a região.2013-12-13T20:22:32Z2013-12-13T20:22:32Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114803Afonso, Mariângela da RosaFranco, Maria Estela dal PaiRamos, Maria da Graça GomesGarcia, Tânia Elisa MoralesRibeiro, José Antonio Biccaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:22:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114803Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:22:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
title |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE Afonso, Mariângela da Rosa |
title_short |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
title_full |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
title_sort |
POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE |
author |
Afonso, Mariângela da Rosa |
author_facet |
Afonso, Mariângela da Rosa Franco, Maria Estela dal Pai Ramos, Maria da Graça Gomes Garcia, Tânia Elisa Morales Ribeiro, José Antonio Bicca |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Maria Estela dal Pai Ramos, Maria da Graça Gomes Garcia, Tânia Elisa Morales Ribeiro, José Antonio Bicca |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Mariângela da Rosa Franco, Maria Estela dal Pai Ramos, Maria da Graça Gomes Garcia, Tânia Elisa Morales Ribeiro, José Antonio Bicca |
description |
Este estudo objetiva contribuir com a discussão sobre a Pós-Graduação buscando estabelecer um diálogo com os indicativos de qualidade que estão presentes na expansão, no reordenamento dos cursos, na qualidade analisada pelo crescimento da pesquisa ou via qualificação docente. Optou-se pelo modelo de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como fonte de dados os bancos do Censo da Educação Superior; informações disponibilizadas nos sites da CAPES/INEP. Referente aos dados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram utilizados documentos de natureza institucional; relatórios de gestão anual do período de vigência do REUNI (2008-2011). Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, na perspectiva apontada por Bardin (1977). Os resultados apontam para novas composições no cenário da organização da Pós-Graduação brasileira, onde a multidisciplinaridade/interdisciplinaridade aparece como uma das possibilidades para o enfrentamento de desafios contemporâneos. Foi possível identificar um momento favorável para o processo de qualificação docente; investimentos institucionais para o aumento no que diz respeito à concessão de bolsas; crescimento do número de discentes inseridos na Pós-Graduação e em grupos de pesquisa, impactando diretamente a região. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T20:22:32Z 2013-12-13T20:22:32Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114803 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045727563776 |