POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A EXPANSÃO, QUALIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Mariângela da Rosa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Franco, Maria Estela dal Pai, Ramos, Maria da Graça Gomes, Garcia, Tânia Elisa Morales, Ribeiro, José Antonio Bicca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114803
Resumo: Este estudo objetiva contribuir com a discussão sobre a Pós-Graduação buscando estabelecer um diálogo com os indicativos de qualidade que estão presentes na expansão, no reordenamento dos cursos, na qualidade analisada pelo crescimento da pesquisa ou via qualificação docente. Optou-se pelo modelo de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, tendo como fonte de dados os bancos do Censo da Educação Superior; informações disponibilizadas nos sites da CAPES/INEP. Referente aos dados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram utilizados documentos de natureza institucional; relatórios de gestão anual do período de vigência do REUNI (2008-2011). Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, na perspectiva apontada por Bardin (1977). Os resultados apontam para novas composições no cenário da organização da Pós-Graduação brasileira, onde a multidisciplinaridade/interdisciplinaridade aparece como uma das possibilidades para o enfrentamento de desafios contemporâneos. Foi possível identificar um momento favorável para o processo de qualificação docente; investimentos institucionais para o aumento no que diz respeito à concessão de bolsas; crescimento do número de discentes inseridos na Pós-Graduação e em grupos de pesquisa, impactando diretamente a região.
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