Experiências escolares e estratégia política: da pedagogia socialista à atualidade do MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahniuk, Caroline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136311
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
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spelling Experiências escolares e estratégia política: da pedagogia socialista à atualidade do MSTEducaçãoPedagogia socialCapitalismoSocialismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre educação, escola e estratégia socialista, nas experiências atuais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), à luz da pedagogia socialista. A dialética passado, presente e futuro perpassa a tese. Do passado recuperamos a origem dessa relação entre escola e estratégia socialista, por meio das experiências educativas gestadas nos contextos revolucionários da Comuna de Paris (1871) e da Revolução Russa (1917), ambas precursoras da Pedagogia Socialista. Destas, extraímos as seguintes dimensões: radicalização do público; formação omnilateral; trabalho; atualidade; conhecimento e auto-organização dos educandos e a formação de coletivos. No presente, estas relações são analisadas pelas experiências escolares do MST, particularmente as Escolas Itinerantes nos acampamentos do estado do Paraná e as Escolas de Ensino Médio nos assentamentos do estado do Ceará. Por meio do estudo destas experiências, atualizamos as dimensões da Pedagogia Socialista, refletindo sobre os desafios atuais da educação e da escola na estratégia socialista e as tendências de futuro nelas contidas. A análise considerou as grandes diferenças entre os contextos revolucionários e a atualidade, buscando compreender as relações sociais no capitalismo contemporâneo, bem como as facetas da luta de classes, em particular das lutas pela educação nos dias atuais, fundamentada nas análises marxistas. A pesquisa teve como base a análise documental, a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, por meio de observação e entrevistas. Concluímos que as escolas do MST estudadas buscam vincular a educação escolar à estratégia socialista e são espaços importantes de exercício de uma proposta pedagógica vinculada à luta dos trabalhadores, provocando o desenvolvimento e a reflexão coletiva sobre as matrizes da educação numa perspectiva omnilateral. Essas potencialidades são realizadas no alargamento das contradições presentes no espaço escolar em disputa, porém, com tendência a reproduzir as relações sociais da forma social capital. A concretização da proposta destas escolas é dificultada pela ligação limitada das mesmas com relações complexas e avançadas de trabalho; pelo cerceamento do Estado, tanto pela ausência na provisão de estruturas físicas e humanas, reveladas na precariedade das Escolas Itinerantes, como pelo controle por meio das avaliações externas, no caso do Ceará; pela pouca abertura das escolas em relação à auto-organização dos estudantes em sua radicalidade; pela sobrecarga de trabalho dosprofessores, entre outros aspectos. Tais dificuldades revelam os limites na realização de uma proposta educacional e escolar avançada no âmbito da sociabilidade do capital.<br>Abstract : This research aims to investigate the relationship between education, school and socialist strategy in the current experiences of the Landless Workers Movements (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST) in the light of socialist pedagogy. The dialectics of past, present and future permeates the thesis. From past, we recovered the origin of this relationship between school and socialist strategy through educational experiences gestated in the revolutionary contexts of the Paris Commune (1871) and the Russian Revolution (1917), both precursors of Socialist Education. From these, we extract the following dimension: radicalization of the public; omnilateral formation; work; current and self-organization of students and collectives? formation. Nowadays these relationships are analyzed by the school experiences of MST, particularly the Itinerant Schools in the state of Paraná camps and high schools in the state of Ceará settlements, through which we updated the dimensions of Socialist Education, reflecting on the current challenges of education and school in socialist strategy and future trends in these contained. The analysis considered the major differences between the revolutionaries and the current contexts, seeking to understand the social relations in contemporary capitalism and the facets of the class struggle, particularly the struggles for education today, based on Marxist analysis. The research was based on document analysis, literature review and field research, through observation and interviews. We conclude that the studied MST schools seek to link school education to the socialist strategy and are important spaces to exercise an educational proposal linked to the struggle of workers, causing the development and collective reflection on the matrices of education in omnilateral perspective. These potentialities are made in extending the contradictions in the school environment in dispute, however, with a tendency to reproduce the social relations of capital social form. The achievement of these schools? proposal is hampered by the limited connection with these complex and advanced labor relations; the restriction of the state, both by the absence in the provision of physical and human structures revealed in precarious Itinerant Schools, as the control through external evaluations, in the case of Ceará; the insufficient opening of schools in relation to self-organization of students in its radicalism; the workload of teachers, among others. These difficulties indicate the limits in carrying out an advanced educational and school proposal within the capital sociability.Vendramini, Célia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBahniuk, Caroline2015-11-10T03:05:56Z2015-11-10T03:05:56Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis367 p.| il.application/pdf335963https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136311porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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